22 de November de 2023 - 08h12

Empresários brasileiros e suecos se reúnem para fortalecer laços econômicos

Representantes do setor privado participam do 4º Fórum Empresarial Brasil-Suécia, em São Bernardo do Campo (SP). Evento é realizado pela CNI em parceria com a Business Sweden

Para fortalecer os laços econômicos entre os dois países, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Business Sweden, realizará o 4º Fórum Empresarial Brasil-Suécia. O encontro acontece hoje, na fábrica da Scania América Latina, em São Bernardo do Campo (SP), e reúne empresários suecos de grandes indústrias e executivos brasileiros em busca de negócios. Representantes dos respectivos governos também participarão das discussões durante o evento.

O objetivo do fórum é reunir as comunidades empresariais e autoridades de governo dos países para debater iniciativas para a ampliação do fluxo de comércio e investimento, além de fortalecer as relações de cooperação entre os países em temas relevantes para a relação bilateral. Nesta edição, serão discutidos temas como sustentabilidade, transição energética, transformação ecológica, digitalização e indústria 4.0 e soluções de financiamento sustentável.

Entre os altos executivos confirmados, estão CEOs de grandes indústrias como Saab, Ericsson, SKF, Scania, AstraZeneca, Electrolux, Atlas Copco, Epiroc, Hoganas, Volvo Group, Stora Enso, Autoliv, SEB e AFRY.

Relação econômica Brasil-Suécia

A Suécia é um dos 20 principais investidores diretos no Brasil. Entre 2010 e 2022, empresas suecas anunciaram investimentos de US$ 1,683 bilhão no país. Além disso, o fluxo comercial em 2022 ultrapassou quase US$ 3 bilhões.

De acordo com a Business Sweden, atualmente, há 150 empresas suecas instaladas no Brasil, com 45 mil empregos diretos. E um estudo recente da Business Climate Survey 2023 mostrou que, das 50 maiores empresas suecas no Brasil, 63% planejam aumentar os investimentos no país no próximo ano.

4º Fórum Empresarial Brasil-Suécia

Data: 22 de novembro (quarta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Local: Fábrica da Scania América Latina – Avenida José Odorizzi, 151, São Bernardo do Campo-SP