16 de February de 2024 - 09h25

Profissionais da FIERO-SESI-SENAI-IEL participam de curso sobre investimentos

Representando a Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais SESI-SENAI-IEL, o curso de capacitação em Atração de Investimentos e Promoção do Comércio Exterior, contou com a participação a coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, e o assessor da Presidência, Igo Ribeiro de Oliveira. Também marcaram presença ampla gama de perspectivas na construção desse modelo de investimento.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Rondônia (SEDEC) por meio do programa "INVEST Rondônia", o curso teve como objetivo principal de elaborar um modelo profissional para atrair investimentos e promover o comércio exterior no estado.

Os três primeiros dias do curso foram realizados no espaço de eventos do Hotel Golden, onde os participantes se envolveram em atividades de benchmarking, análise de tipos de investimentos, estudo do ambiente de investimentos, reflexões estratégicas e desenho institucional ideal.

Nos dois últimos dias, as sessões aconteceram no salão de convenções da FIERO, focando na apresentação de propostas de serviços de atração de investimentos, análise e implementação de estruturas, criação de organogramas, estabelecimento de processos para agências de atração de investimentos, e operacionalização dos principais serviços em cada área.

Para Juliana Mascarenhas, a oportunidade de intercâmbio de experiências com profissionais diretamente ligados ao setor produtivo do estado foi de suma importância. "Foi muito enriquecedor discutir sobre o potencial de Rondônia, suas riquezas e desafios, e como podemos atrair mais investimentos estrangeiros para o nosso estado. Com sua localização estratégica e vastas riquezas naturais, Rondônia possui um enorme potencial de negócios, e é fundamental saber como destacar essas oportunidades para grandes investidores", destacou a coordenadora.

O assessor da presidência, Igo Ribeiro, complementou afirmando que “é fundamental que às partes interessadas estejam comprometidas e alinhadas no processo de divulgação e marketing das riquezas naturais e econômicas do estado para atrairmos os investidores nacionais e estrangeiros, e o curso nos proporcionou unificar essas informações, fortalecendo uma narrativa direcionada às potencialidades regionais e identificação setorial de oportunidades de investimentos", finalizou Ribeiro.