IMPRENSA
22 de March de 2024 - 11h34

A- A A+

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

Na próxima terça-feira, 26, às 9 da manhã (horário de Rondônia) será realizado o evento de abertura da Cultura Digital 2024, via plataforma Teams. O objetivo é o alinhamento das próximas atividades, do processo de expansão desta cultura para todas as escolas do SENAI-RO, dentro do Programa SENAI+Digital.

 

A abertura será feita pelo superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI-DN Felipe Morgado. Como parte da programação serão abordados temas como Framework da Transformação Digital nas Escolas; Ações e Impactos da Cultura Digital; Rede de Mentoria Digital (O que mudou na prática docente e como posso fazer parte) e ainda a Jornada de Líderes (A transformação já começou).

 

Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep) ressaltou que em 2021 o SENAI-RO aderiu ao programa, cuja proposta é a modernização da rede de educação profissional e tecnológica para formar a nova geração de profissionais preparados para as demandas atuais e futuras da indústria brasileira e do mercado de trabalho.

 

Ainda de acordo com Custódio, o SENAI+Digital tem como premissa a utilização do acervo educacional construído com base nos padrões de qualidade definidos pela Metodologia SENAI de Educação Profissional e das tecnologias nos processos educacionais, de modo a promover aprendizagens mais interativas, dinâmicas e personalizadas, proporcionando a digitalização da Educação Profissional e Tecnológica, a segurança para a tomada de decisões a partir de evidências baseadas em dados e uso de tecnologias interconectadas para favorecimento do desenvolvimento das práticas pedagógicas e da gestão de processos acadêmicos e administrativos.

 

“O SENAI-RO aderiu em duas etapas, sendo que as unidades CETEM (Porto Velho), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena estão no ciclo 2021/2022, e SESI-SENAI-IEL Lagoa está no ciclo 2023. O programa está dividido em três vertentes – a infraestrutura, os processos e a cultura digitais”, pontuou.

 

“Quanto a infraestrutura digital”, destacou Custódio, “fazem parte os kits Didáticos da Indústria 4.0 para as seis escolas participantes que já foram entregues, e o treinamento presencial está agendado até o final de abril de 2024 e a implantação de solução para conectividade de alta velocidade para alunos e docentes, em cada uma das escolas, já está em fase final de instalação dos equipamentos nas seis escolas”, disse.

 

Conforme Custódio, a outra parte fundamental é a implantação de processos digitais nas escolas, desde a oferta até a certificação do estudante, com Inteligência artificial, ainda se encontra em fase de implantação, sendo que inicialmente foi realizado com as escolas que ofertam educação superior.

 

O especialista falou também da cultura digital que vai contar com mentoria nas escolas: Rede de Mentoria Digital (Docentes), Grand Prix Pedagógico (Coordenação Pedagógica) e Jornada Digital para Líderes (Gestores), com o intuito de promover a mudança de Mindset de todos os envolvidos. “Estas ações vão impulsionar e dar sustentação ao processo de transformação digital nas escolas do SENAI, alinhar mindset digital entre lideranças e colaboradores, além de possibilitar a transformação digital nos processos e práticas educacionais das unidades”, finalizou.

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0