22 de March de 2024 - 08h17

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

Outros 29 projetos brasileiros disputam na categoria Arquitetura Cultural. Projeto do museu é assinado por Gustavo Penna

O projeto arquitetônico do SESI Lab é o único projeto de Brasília na lista de indicados ao 8º Prêmio Obra do Ano 2024, da ArchDaily Brasil, na categoria Arquitetura Cultural. Com revitalização assinada pelo renomado arquiteto Gustavo Penna, o museu 100% interativo está sediado em prédio tombado projetado por Oscar Niemeyer. O público tem até terça-feira (26) para votar e escolher os finalistas. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 4 de abril.

Considerada a plataforma online de arquitetura mais visitada do mundo, a ArchDaily realiza, pelo oitavo ano consecutivo, o único prêmio da arquitetura em língua portuguesa em que os vencedores são escolhidos por voto popular. Veterana na disputa, a GPA&A participa do concurso, desta vez, somente com o SESI Lab. Outros 29 projetos brasileiros concorrem na mesma categoria.

“É muito emocionante saber que, em tão pouco tempo, o SESI Lab já é referência também pela sua arquitetura. E para isso o mais importante foi o olhar generoso do Gustavo Penna. Ele teve uma preocupação muito grande em contemplar o projeto original do Niemeyer, preservando as características do edifício, mas trazendo elementos modernos e de forma acessível”, destaca a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.

Há pouco mais de um ano, o Bloco A do Setor Cultural Sul se consolidou como hub de arte, ciência e tecnologia, a partir de revitalização que virou referência nacional e internacional para arquitetos e urbanistas. O SESI Lab está no centro de Brasília, onde os eixos Monumental e Rodoviário se encontram exatamente no ponto central da “cruz” do Plano Piloto. À época da construção da capital do país, Oscar Niemeyer projetou o espaço e coube ao SESI ressignificar a utilização do prédio para abrigar o museu em formato inédito no Brasil.

O arquiteto mineiro, com 50 anos de carreira, integra o conselho curador da Fundação Oscar Niemeyer e é reconhecido internacionalmente por suas obras, como a Expominas e o Memorial da Imigração Japonesa, em Belo Horizonte, o Museu de Congonhas, em São Paulo e o Monumento à Liberdade de Imprensa. “No SESI Lab, fizemos uma ressignificação do lugar. E o que mais me animou foi termos podido dar a esse prédio um valor que ele ainda não tinha demonstrado para Brasília, em uma nova função, a de articulação cultural e social”, comenta Gustavo Penna.

A escolha do endereço para a implantação do SESI Lab respaldou-se por uma série de fatores, como: a importância histórica e arquitetônica do bem cultural no contexto de Brasília; a localização estratégica e central que facilita o fluxo de visitantes numa região onde circulam cerca de 600 mil pessoas por dia. Além disso, foram consideradas características arquitetônicas do edifício, um grande pavilhão moderno, com estrutura independente dos fechamentos, que permite grande espaços internos e ampla flexibilidade de usos.

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

Desde a inauguração, mais de 310 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília se posicionou como reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br