26 de April de 2024 - 10h53

Representante da FIERO participa da 1ª reunião de 2024 do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da CNI

O calendário de votações no Congresso Nacional, dos próximos 180 dias, envolvendo temas e projetos de interesse da Indústria Brasileira, entre elas, a reforma tributária, integraram a pauta da 1ª reunião do Conselho Temático de Assuntos Legislativos (CAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que contou com a presença do representante da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o vice-presidente de Assuntos Legislativos Marcondes Cerruti.

Cerruti destacou a participação do presidente do CAL/CNI, Paulo Afonso Ferreira, que coordenou o encontro e o líder da bancada do Republicanos na Câmara, deputado Hugo Motta (PB). “Ponto focal em debate foram as perspectivas de votações no Congresso Nacional para o primeiro semestre do ano. Mais uma vez, a CNI cumpre seu papel, com destacou o parlamentar ao comentar a agenda constante de diálogo com a sociedade, com a Congresso Nacional, objetivando o fortalecimento da indústria brasileira e do país”, disse.

Para Cerruti, fortalecer os vínculos com os Poderes e os diversos setores que impulsionam a economia do país, tendo a participação da FIERO e de Rondônia nas discussões, é de fundamental importância e tendo a participação das demais federações e de representantes de diversas entidades.

A aprovação da reforma tributária, ano passado, conforme o representante da FIERO, significou uma conquista histórica, pois a regulamentação é uma demanda antiga e que há anos fez parte de intensos debates. “A aprovação representa a diminuição da burocracia, estimulo para a economia e consequente geração de empregos e renda. Agora virá a segunda etapa, que é a regulamentação desta reforma”, explicou.

Outros temas também foram discutidos na reunião, como a desoneração da folha de pagamentos, a votação do projeto de lei que trata do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), e projetos com políticas relacionadas à reciclagem e à economia circular.

O Conselho Temático de Assuntos Legislativos da CNI tem como objetivo analisar e orientar a ação política da Confederação Nacional da Indústria no Congresso Nacional, com foco no acompanhamento e na defesa de interesses no processo legislativo.