17 de May de 2024 - 11h15

Arquiteto da FIERO apresenta projetos da Escola SESI de Referência e Hub de Inovação em Portugal

Representando a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) no 5º Congresso Português de Building Information Modelling (BIM), em Lisboa, Portugal, o colaborador e arquiteto, Leone Augusto Bezerra Leitão, expôs casos  de sucesso da entidade, como os projetos da Escola SESI de Referência e do Hub de Inovação, além da apresentação do artigo "Implementação BIM na EMEL – Projeto Piloto para Parque de Estacionamento em Lisboa", demonstrando um exemplo concreto de como nossa abordagem pode ser aplicada para resolver desafios complexos.

Além da presença neste evento, Leone teve a oportunidade de realizar visitas técnicas e absorver conhecimentos e experiências de variadas áreas da arquitetura e engenharia. Na Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) entregou um projeto pro bono, fruto de um trabalho desenvolvido em equipe com 22 integrantes de 10 estados brasileiros.

“Este projeto, além de ser um marco significativo de nossa colaboração, foi também tema central de um artigo que apresentei no 5º Congresso Português de BIM, artigo que destacou a crescente importância da tecnologia na modernização e eficiência da indústria da construção civil, exemplificando como soluções inovadoras podem transformar infraestruturas urbanas”, explicou o arquiteto da FIERO.

Em oportunidade única, segundo Leone, explorei as operações de duas empresas líderes no setor de construção: a Mota-Engil e o Grupo Teixeira Duarte (uma das responsáveis pela construção do aeroporto de Porto Velho). “Visitei suas instalações e pude observar de perto a integração de tecnologias avançadas e práticas inovadoras nos seus processos de trabalho. Além disso, compartilhei com eles os casos de sucesso da FIERO em engenharia, infraestrutura e manutenção, destacando nossas conquistas e explorando potenciais áreas para futuras colaborações”, afirmou.

O profissional atuou ativamente em várias mesas de discussão, onde se exploraram as aplicações mais recentes de tecnologia no setor da construção civil, juntamente com alguns dos maiores players tecnológicos mundiais. “Esses diálogos foram incrivelmente enriquecedores e representam um passo adiante no meu desenvolvimento profissional, trazendo novas perspectivas e ideias que certamente beneficiarão a FIERO”, comemorou.

Concluiu o ciclo de visitas técnicas, conhecendo o túnel de drenagem da Câmara de Lisboa, que integra o Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL). “Esta obra complexa e impressionante ofereceu-me uma visão detalhada da aplicação prática da tecnologia BIM em projetos de grande escala, reforçando meu conhecimento técnico e oferecendo insights valiosos para futuros projetos”, pontuou.