17 de May de 2024 - 09h57

FIERO participa do Seminário "Porto Velho: Oportunidades e Investimentos”

Para apresentar as possibilidades econômicas, os diferenciais logísticos da posição estratégica que Porto Velho ocupa, assim como as mudanças regulatórias que favorecem o ambiente de negócios, a Editora Globo promoveu o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”, que aconteceu nesta sexta-feira,17 na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, esteve presente no evento como um dos palestrantes, trazendo sua expertise e visão sobre o ambiente de negócios em Porto Velho e sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Segundo Thomé, a tendência industrial de Porto Velho evidente a curto prazo é da agregação de valor a partir da agropecuária. Porto Velho reúne diversas vantagens nesse setor, em especial pela proximidade com o porto. “É extraordinário um produtor de soja poder estar tão perto do ponto de embarque para o escoamento da sua produção, o que traz uma redução significativa no custo logístico e consequentemente aumenta a competitividade desse produtor”, contou o presidente.

Thomé, que também é diretor executivo do Instituto Amazônia+21, afirmou que esse ciclo de crescimento do estado tem integrado práticas sustentáveis ao desenvolvimento econômico, apoiando a criação de negócios sustentáveis e inovadores com o foco na valorização social, ambiental e econômica da Amazônia, ideais do Instituto Amazônia+21.

Durante a palestra, o presidente falou sobre as oportunidades de negócios sustentáveis na Amazônia Legal e como o Instituto Amazônia+21 tem atuado nessa frente, fortalecendo empreendimentos existentes e dialogando com as demandas locais. Para impulsionar ainda mais ideias inovadoras que gerem negócios na Amazônia, o Instituto desenvolveu a Facility de Investimentos Sustentáveis. A Facility é uma estrutura inovadora que utiliza o blended finance para aumentar as oportunidades de investimentos de impacto positivo. “É fundamental reconhecermos e reafirmarmos que Porto Velho lidera um processo no âmbito do movimento empresarial e industrial brasileiro, que é da agenda para uma economia verde”, disse Thomé.

O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Porto Velho, o apoio da FIERO e a divulgação do jornal Valor Econômico. Reuniu investidores, empresários, autoridades e imprensa. O seminário abordou sobre temas de oportunidades de investimentos em setores como o agronegócio, energia, turismo, imobiliário e indústria madeireira. Além disso, foi disponibilizado o acesso aos oito Cadernos Técnicos Setoriais da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho que fornecem análises de segmentos e atividades econômicas da região.