23 de May de 2024 - 15h03

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz. Durante a conversa foram abordados a relação bilateral da Áustria com as empresas em Rondônia e o interesse na agenda de sustentabilidade.

Na reunião, Thomé destacou o crescimento da indústria rondoniense e ressaltou as vastas potencialidades da floresta Amazônica no contexto do desenvolvimento sustentável regional.

Por sua vez, o embaixador austríaco expressou interesse no potencial da indústria rondoniense e elogiou as iniciativas voltadas para a sustentabilidade. "A Áustria reconhece a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios ambientais. Rondônia apresenta um exemplo de criação de energia limpa e renovável por meio da indústria, porém, precisamos conversar mais sobre como melhorar as metas de descarbonização do Brasil”, comentou o embaixador.

O presidente da FIERO se colocou à disposição para continuar os diálogos sobre inovação, bieoconomia, reflorestamento, carbono e como financiar esses setores e ajudar essa agenda em toda a região amazônica.

No decorrer da reunião, foi abordado também sobre as oportunidades de exportação para países andinos por meio do rio Madeira, destacando a importância da logística fluvial para o comércio internacional.

A visita do embaixador à FIERO representa um marco significativo no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, além de reforçar o compromisso mútuo com a promoção do desenvolvimento sustentável e da cooperação econômica.

Este encontro não apenas evidencia o interesse internacional na potencialidade econômica e ambiental de Rondônia, mas também sinaliza um passo importante em direção a parcerias estratégicas que possam beneficiar ambas as nações.

Saiba mais

Scholz é atualmente embaixador da Áustria no Brasil e também de Suriname. Constam em sua experiência profissional, passagens como embaixador em países como Irã, Nigéria, embaixador não residente na Guiné Equatorial, Congo, Camarões, Gabão, Chade, República Centro-Africana, entre outros países.

Já foi ministro e vice-chefe de missão em Pequim, diretor de programação estratégica da cooperação para o desenvolvimento no Ministério Federal Austríaco dos Negócios Estrangeiros, primeiro secretário da embaixada da Áustria em Washington DC responsável pelas relações económicas, assuntos agrícolas e políticas dos EUA em relação a organizações multilaterais.

Além de outras experiências profissionais e acadêmicas, participou de missão permanente da Áustria junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra, Conselheiro, delegado junto a ACNUR, Organização Internacional do Trabalho – OIT, Organização Internacional do Trabalho para as Migrações – OIM, Coordenação de Ações Humanitárias – OCHA e outros.