07 de June de 2024 - 14h59

Conselheiro da FIERO participa da reunião do CONSEPA

Representando a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivandro Justo Behenck, participou da reunião do Conselho Estadual de Políticas Ambientais (CONSEPA), nesta quinta-feira (06), na Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).

Durante a reunião, foram abordadas diversas demandas e pautas importantes para o desenvolvimento sustentável de Rondônia. Uma das questões centrais discutidas foi a descentralização do licenciamento ambiental de médio e baixo impacto dos municípios de Pimenta Bueno e Seringueiras. “Essa medida visa descentralizar e agilizar os procedimentos de licenciamento, promovendo ao mesmo tempo a preservação ambiental”, disse Ivandro.

Segundo o conselheiro, outro ponto relevante em discussão foi a revisão do calendário de reuniões do CONSEPA. Anteriormente realizadas a cada dois meses, as reuniões mostraram-se insuficientes para abordar de maneira eficaz todas as questões pertinentes às políticas ambientais do estado. Diante disso, foi aprovado um novo calendário que prevê uma reunião por mês, com horário estendido ao longo de todo o dia, proporcionando assim mais tempo para debates e tomada de decisões.

Além disso, foi aprovado o plano de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios, que visa aprimorar os esforços de proteção ambiental e prevenção de desastres, especialmente em áreas de grande importância ecológica.

A participação ativa da FIERO nesse processo evidencia o compromisso do setor industrial com a promoção do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente em Rondônia. A atuação conjunta entre o setor público e privado é fundamental para garantir que as políticas ambientais adotadas sejam eficazes e alinhadas com os interesses econômicos e ambientais do estado.

O CONSEPA tem por finalidade formular e propor políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.