IMPRENSA
13 de June de 2024 - 10h13

A- A A+

Indústria mostra confiança moderada no primeiro semestre de 2024, aponta CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial recuou em junho tanto em relação as condições econômicas atuais quanto nas expectativas para os próximos meses


A confiança da indústria foi comedida no primeiro semestre de 2024, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de junho, que marca o fim da primeira metade do ano, o período passou por pequenas oscilações. Apesar disso, o indicador ficou sempre acima da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.



“Ainda há outros fatores econômicos que afetam a confiança do empresário industrial, como a Reforma Tributária, que ainda está em fase de regulamentação; e como as taxas de juros que, apesar de terem recuado em relação ao ano passado, ainda seguem em um patamar que restringe a atividade econômica”, explica a economista da CNI, Larissa Nocko.


Resultado do sexto mês do ano


Em junho, o ICEI recuou 0,8 ponto, de 52,2 pontos para 51,4 pontos. O Índice de Condições Atuais caiu de 47 pontos para 46,2 pontos e indica uma percepção ainda mais negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas na comparação com os últimos seis meses.


O Índice de Expectativas recuou de 54,8 pontos para 54,0 pontos. Apesar de continuar acima da linha divisória de 50 pontos, a queda apresenta um otimismo moderado em relação à economia e às empresas para os próximos seis meses.


De forma geral, a confiança da indústria para o início do ano está acima da linha divisória, mas está abaixo da média histórica (54 pontos) e bem abaixo quando comparada com o mês de junho de anos anteriores, como 2021 (61,7 pontos) e 2022 (57,8 pontos).


Sobre o ICEI


O ICEI consulta empresários industriais para prever o desempenho e sinalizar as mudanças de tendência da atividade industrial. A pesquisa é mensal e coleta as informações necessárias para a construção do ICEI, da Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção - ICEI - Junho de 2024


Mais notícias

SENAI CEET de Porto Velho será ponto de matrícula na semana V do Programa Vencer

80 por cento dos brasileiros defendem melhoria dos gastos públicos, aponta pesquisa da CNI

Alunos do SESI de Porto Velho se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

SESI e SENAI de Cacoal marcam presença na Feira do Cacau e do Café