IMPRENSA
10 de July de 2024 - 16h27

A- A A+

Alunos do SESI de Porto Velho se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os alunos do colégio SESI Lagoa de Porto Velho, Amanda Souza Linhares da 3ª série e Guilherme Guidorizzi da Silva Antonio, 1ª série, ambos cursando o Novo Ensino Médio – itinerário Ciências da Natureza, se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), ocorrida no Rio de Janeiro, no dia 14 de maio. Os resultados foram divulgados no último domingo e muito comemorado pelos alunos, professores e direção da instituição. Em paralelo, ocorreu a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).


O desempenho deles garantiu à Amanda Linhares, a medalha de prata e a Guilherme Antônio, a medalha de bronze. Esse resultado, os credenciou para participarem da seletiva das Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica da América Latina, que acontecerá em 2025, em Barra do Piraí-RJ. Além deles, foram convidados para atuarem nesta seletiva, os alunos Airton Rogério Oliveira Silva, Brenno Henrique Leite de Alcântara e Gabriel Dias Paes.


Os estudantes tiveram a orientação do professor Allan Oliveira em parceria com as professoras Ellen Botelho, Jessica Lira e Miriam Rodrigues e a coordenadora do Ensino Médio, Sussileide Morais e da coordenadora pedagógica, Vanessa Pereira.


Allan Oliveira destaca que participar da OBA, é uma forma de possibilitar aos alunos se destacarem academicamente, pois a competição é reconhecida nacionalmente e valoriza o currículo escolar. “Isso pode abrir portas para futuras oportunidades educacionais e profissionais”, afirmou o professor.


Segundo a gerente da unidade, Juliane Loubach Sordino, os dois alunos frequentam o SESI desde a Educação Infantil e o incentivo à participação em competições externas, complementa os estudos focados em astronomia a partir da 2ª série. “Nossa meta inicial era ambientá-los, mas superamos expectativas com duas medalhas, com a Amanda e o Guilherme. Eles, junto com outros três alunos, foram convidados para as seletivas das Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica da América Latina. Estamos felizes com os resultados e buscamos mais medalhas e uma vaga nas equipes internacionais”, comemorou Juliane.


A gerente da unidade argumentou que o colégio estimula os estudantes a participarem, todos os anos, de diversas competições acadêmicas como a OBA, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), festivais de robótica, para que eles se sintam motivados a buscarem cada vez mais novos conhecimentos e a se destacarem em suas futuras carreiras profissionais. “E isso tem trazido resultados positivos para o SESI Rondônia”, ressaltou.


De acordo com Juliane, as medalhas serão enviadas para o SESI, e informou que já programam um evento festivo para a entrega da premiação, com a participação dos demais alunos do SESI, além de familiares dos alunos participantes da OBA.


Invista no Futuro com o SESI Com uma abordagem educacional que valoriza a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral, o SESI continua a formar estudantes preparados para enfrentar os desafios do futuro. Junte-se a nós e faça parte dessa trajetória de sucesso!

 


Mais notícias

Conselheiros conhecem projeto da nova escola do SENAI em Vilhena

Avançam as obras da Escola SESI de Referência em Vilhena

Empresários de Ji-Paraná conhecem o Programa Brasil Mais Produtivo

SESI de Vilhena ensina a Física utilizando projetos maker