09 de July de 2024 - 11h03

Indústria de transformação aponta queda em cinco de seis indicadores em maio

CNI detalha queda no faturamento real, horas trabalhadas, nível da utilização da capacidade instalada, massa salarial e rendimento médio do trabalhador

Após meses de recuperação, a indústria de transformação apresentou queda generalizada em maio. Segundo a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresários registraram recuo em cinco de seis indicadores. Houve queda em horas trabalhadas na produção, faturamento real, rendimento médio, massa salarial e nível de utilização da capacidade instalada. Apenas o indicador de emprego permaneceu estável de abril para maio.

“Além da pesquisa apresentar as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul em maio, a queda dos indicadores em maio também foi influenciada pelo recuo do setor automotivo, que passou por greves de trabalhadores e interrupção da produção em outras regiões do país no mesmo período”, explica a economista da CNI, Larissa Nocko.

Apesar dos recuos, a indústria de transformação ainda está em uma situação melhor quando comparada com o mesmo período de 2023.

Faturamento e horas trabalhadas caíram em maio, mas ainda estão positivos no acumulado do ano

O faturamento real da indústria de transformação recuou 3,8% na passagem de abril para maio, na série livre de efeitos sazonais. Na comparação do acumulado no ano – de janeiro a maio de 2024 contra o mesmo período de 2023 – houve aumento de 1,2%.

O número de horas trabalhadas na indústria de transformação também caiu: 2,3% de abril para maio. Mesmo com a queda, ao comparar o acumulado do ano, houve crescimento de 2,6%.

Dados de massa salarial e rendimento médio em maio

A massa salarial da indústria de transformação caiu 1,5% na série livre de efeitos sazonais. Em comparação com o acumulado de 2024 contra o mesmo período de 2023, houve crescimento de 4,4%.

O rendimento médio dos trabalhadores da indústria de transformação recuou 1,2% na série livre de efeitos sazonais. Na comparação de janeiro a maio de 2024 contra o mesmo período de 2023, houve avanço de 2,9%.

Utilização da Capacidade Instalada cai em maio

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 78,7% em maio de 2024, após queda de 0,4 ponto percentual na comparação com abril, na série dessazonalizada. Na comparação com maio de 2023, o indicador apresentou estabilidade, com queda de 0,1 ponto percentual.

Mais sobre os Indicadores Industriais

A pesquisa Indicadores Industriais identifica, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação.

Como pesquisa conjuntural, a importância deve-se à capacidade de indicar o comportamento efetivo da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade.

A pesquisa teve início em 1992 e resulta de parceria da CNI com as Federações Estaduais das Indústrias. Os estados pesquisados respondem por mais de 90% do produto industrial brasileiro. Para a edição de maio, foram consultadas 974 empresas, entre os dias 3 e 26 de junho..