26 de July de 2024 - 14h15

Letra de Crédito de Desenvolvimento é oportunidade para a indústria avançar

O instrumento vai possibilitar crédito mais barato para a indústria financiar projetos por exemplo, de modernização do parque fabril

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia positivamente a criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), sancionada nesta sexta-feira (26), em Brasília. O instrumento vai possibilitar crédito a um custo menor, para a indústria financiar projetos de investimento - fundamentais para modernização do parque fabril, aumento da competitividade das empresas e aceleração do crescimento econômico do país.

“A LCD é um importante caminho para intensificar os recursos necessários que vão instrumentalizar as agendas da Nova Indústria Brasil (NIB), com destaque para a de inovação e de transição energética”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos de desenvolvimento vão emitir a LCD no mercado como um título de crédito de renda fixa. Quem comprar esses títulos, fica com o rendimento, que é isento de imposto de renda para pessoa física, além de contar com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

A expectativa é de que sejam captados R$ 10 bilhões pelo BNDES em um primeiro momento. Uma vez que os outros bancos de desenvolvimento também poderão levantar recursos, esse valor deve aumentar. Além disso, o histórico de sucesso da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) apontam perspectivas ainda mais positivas de captação. Segundo dados da B3 para 2023, LCA e LCI somaram R$ 819,5 bilhões em estoque de captação.

Agendas que serão beneficiadas pela LCD

A transição energética será impulsionada a partir de projetos de investimento que necessitam de muitos recursos, com resultados de médio e longo prazos, que precisam de linhas adequadas de financiamento. Nesse sentido, existem oportunidades de investimento em geração de energia eólica offshore, bem como em geração de energia via o hidrogênio sustentável, ambas com forte potencial de produção.

Da mesma forma, as ações de inovação também são bastante dependentes de instrumentos apropriados de financiamento, tanto em volume de recursos quanto em taxa de juros.

Para a CNI, a LCD é mais um passo para alinhar o país com o que tem sido feito por outros países, quanto à adoção de estratégias voltadas ao incentivo do investimento e da indústria, visando crescimento econômico e, principalmente, mais emprego e renda para a população.