02 de July de 2024 - 14h36

Temas de interesse da indústria rondoniense fazem parte do diálogo com o vice-presidente da República

A convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin participou do diálogo com representantes do setor produtivo e autoridades estaduais. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 2, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.

No evento, foram tratados temas como os impactos da Reforma Tributária recentemente aprovada pelo Congresso Nacional à região Norte, a infraestrutura e logística para Rondônia e as especificidades da Nova Indústria Brasil, economia verde e indústria de baixa emissão. Entre os presentes estavam figuras de destaque, incluindo o governador Marcos Rocha, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, presidente do Tribunal de Justiça, Raduan Miguel Filho, além de representantes dos poderes Legislativo federal e estadual e Ministério Público.

Marcelo Thomé agradeceu a presença do vice-presidente e destacou preocupações do setor industrial, especialmente em relação à Reforma Tributária. Ele enfatizou a importância para que o Congresso mantenha seu compromisso de não aumentar desproporcionalmente a alíquota modal e que os setores excepcionados não cresçam além do previsto inicialmente.

“Precisamos de atenção especial aos mecanismos que compensarão a perda de incentivos fiscais, um aspecto vital para Rondônia. Nosso estado possui uma das melhores leis de incentivos tributários do país, o que tem sido fundamental para atrair investimentos e fortalecer diversas indústrias na região”, ponderou Thomé. Ele também defendeu uma governança técnica, e não política, para o dispositivo de desenvolvimento regional, visando enfrentar as desigualdades regionais de forma eficaz.

Em sua fala, Geraldo Alckmin apresentou as expectativas do Programa Nova Indústria Brasil, que se baseia em quatro pilares: inovação, competitividade, produtividade e sustentabilidade. “A partir desses pilares, buscamos aumentar as exportações dos produtos brasileiros, que já possuem mercado em diversos países”, afirmou. Ele apontou a qualidade do café robusta rondoniense, que vem acumulando prêmios e abrindo os mercados em diversos países.

Alckmin saudou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) pelo seu papel na formação de mão de obra qualificada e fez uma menção especial ao SENAI de Rondônia, que acumula êxitos como na questão da empregabilidade. Conforme pesquisa realizada recentemente, 94,5% encontram-se ativos no mercado de trabalho.

Abordou o Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do governo federal, em parceria com o SENAI, SEBRAE, ABDI, Embrapii, FINEP, BNDES, destinado ao apoio às micro, pequenas e médias empresas na jornada de aumento na produtividade e transformação digital. Rondônia destacou-se como o primeiro SENAI a atingir a meta de atendimentos às indústrias, demonstrando a eficácia do programa na região.

Ao final respondeu perguntas pertinentes ao setor industrial, sobre a reforma tributária e segurança do trabalho.

SENAI Hub de Inovação e Tecnologia

A programação contou com o lançamento da pedra fundamental do SENAI Hub de Inovação e Tecnologia, momento em que o presidente Marcelo Thomé, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o governador, o vice-governador, o prefeito Hildon Chaves e o presidente do Tribunal de Justiça, descerraram a placa, que simboliza os investimentos em inovação para Rondônia. O Hub será um espaço de conexão entre a comunidade empresarial, acadêmica e de empreendedora, focado em desenvolver a entregar soluções tecnológicas e inovadoras.

Thomé destacou-se o potencial de Rondônia para se tornar um centro de produção de inovação na Amazônia, não apenas pela maturidade empresarial do estado, mas também pela diversidade produtiva, tanto industrial quanto no agronegócio. “Rondônia possui uma diversidade de matrizes econômicas que nos permite afirmar que seremos o principal foco de geração de soluções de inovação para a Região Amazônica”, afirmou.

Ao concluir, o presidente da FIERO ressaltou que a inovação é um componente essencial para o sucesso da estratégia de desenvolvimento sustentável. Ele enfatizou a importância de uma rede estruturada que agregue atores privados e públicos, institutos de pesquisa e empresas, garantindo tanto o suporte técnico quanto o financiamento necessário para a aplicação de soluções tecnológicas e sustentáveis.