20 de August de 2024 - 09h15

Após 20 meses, atividade da indústria da construção avança e passa da linha divisória, aponta CNI

Confiança dos empresários no cenário atual da economia e das próprias empresas aumentou em julho, mas expectativas para os próximos meses estão moderadas

Empresários da indústria da construção registraram estabilidade na atividade industrial e no número de empregados na passagem de junho para julho, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da Sondagem Indústria da Construção mostram que o nível de atividade saiu de 49,9 pontos para 50,1 pontos. Com o avanço, o índice cruzou a linha divisória dos 50 pontos, e interrompeu uma sequência de 20 meses registrando valores abaixo dessa linha. Já o índice de número de empregados passou de 48,8 pontos para 49,8 pontos.

“Tanto para o nível de atividade, quanto para o número de empregados o desempenho pode ser considerado positivo, visto que o usual para o período é que ocorram quedas do nível de atividade e do número de empregados”, explica a economista da CNI, Paula Verlangeiro.

Com desempenho mais favorável da atividade e do emprego, a avaliação das condições correntes melhorou, mas indicadores referentes aos próximos meses recuaram e mostram confiança e expectativas mais moderadas. O índice de confiança do empresário da indústria da construção, por exemplo, caiu de 51,8 pontos para 51,3 pontos.

Ao analisar os componentes desse indicador, a CNI percebeu que a percepção dos empresários para as condições atuais da economia e das próprias empresas evoluiu de 45,5 pontos para 47,4 pontos. Já o componente que avalia as perspectivas para os próximos meses recuou de 55 pontos para 53,3 pontos.

Expectativas e intenção de investimento da indústria da construção

O índice de expectativa em relação ao nível de atividade caiu de 54,6 pontos para 52,4 pontos em agosto - a maior queda dentre os índices de expectativa. O indicador de expectativa de novos empreendimentos e serviços passou de 52,4 pontos para 50,9 pontos. O índice de expectativa de compras de insumos e matérias-primas recuou 1,9 ponto na passagem de julho para agosto, ficando em 51,1 pontos.

Apenas o índice de expectativa do número de empregados apresentou estabilidade, com variação de 0,1 ponto em agosto, passando para 52,0 pontos.

Consequentemente, o índice de intenção de investimento da indústria da construção apresentou queda de 1,9 ponto, passando de 46,6 pontos para 44,7 pontos. Apesar disso, o índice permaneceu em patamar elevado, já que a média histórica é de 37,6 pontos.

Sobre a Sondagem Indústria da Construção

A Sondagem Indústria da Construção foi lançada em 2010, em conjunto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), seguindo os moldes da Sondagem Industrial, e tem como objetivo conhecer a tendência da atividade e as expectativas dos empresários da indústria da construção.

Vale ressaltar que o ICEI e o índice de expectativas da indústria da construção questionam os empresários sobre os próximos seis meses.

Para este levantamento, foram consultadas 318 empresas do ramo de construção entre os dias 1º e 9 de agosto