22 de August de 2024 - 13h50

Depois de quatro meses, pequena indústria volta a demonstrar confiança, aponta CNI

ICEI Setorial de agosto também mostra que indústria da região Sul está confiante, pela primeira vez, desde abril. Vinte e dois dos 29 setores da indústria estão otimistas

A indústria de pequeno porte voltou a demonstrar confiança, pela primeira vez, em cinco meses. Na passagem de julho para agosto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial das pequenas indústrias cresceu 1,8 ponto. O indicador passou de 49,3 pontos para 51,1 pontos. É o que aponta a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo acredita que a retomada da confiança pelas pequenas indústrias reflete indicadores positivos das empresas de maior porte.

“Em um momento de dificuldades econômicas, as empresas grandes sentem os efeitos primeiro e isso se estende à cadeia de fornecedores. O mesmo efeito é observado na recuperação da atividade. Como as grandes empresas têm maior capacidade de se recuperar da crise, voltam à confiança mais rápido e isso chega às empresas de médio e menor porte”, avalia.

O otimismo também avançou entre as empresas de médio e grande porte. Nas médias indústrias, o ICEI subiu 1,3 ponto e, agora, registra 51,9 pontos. Nas grandes indústrias, por sua vez, o indicador cresceu 1,5 ponto, passando para 53,1 pontos. Desde abril deste ano, os empresários de todos os portes não se diziam confiantes.

Confiança retorna ao Sul do país

Após quatro meses, a indústria do Sul do país voltou a demonstrar confiança. Segundo o levantamento, o indicador subiu 2,2 pontos, na região, passando de 47,9 pontos para 50,1 pontos.

Desde maio, os empresários industriais do Sul não se sentiam confiantes. Entre o fim daquele mês e o início de maio, o Rio Grande do Sul foi atingido por enchentes que prejudicaram a atividade econômica.

Em agosto, a confiança também cresceu nas indústrias de Centro-Oeste (+1,8 ponto), Sudeste (+1,6 ponto), Norte (+0,7 ponto) e Nordeste (+0,4 ponto). A melhora no Sudeste foi suficiente para que o ICEI ultrapassasse a linha divisória de 50 pontos, na região. Agora, os empresários das cinco regiões do país demonstram otimismo.

Mais setores da indústria estão confiantes

Na passagem de julho para agosto, o indicador que mede a confiança dos empresários de 29 setores industriais avançou em 19, caiu em oito e não mudou em dois. Em quatro setores, a melhora foi suficiente para que o ICEI cruzasse a linha divisória de 50 pontos, o que sinaliza confiança. São eles:

> Produtos de minerais não-metálicos (+ 5,3 pontos);

> Vestuário e acessórios (+ 4,2 pontos);

> Produtos de material e plástico (+ 3,9 pontos).

> Madeira (+ 2,2 pontos).

Com isso, 22 setores da indústria demonstram confiança, enquanto sete registram falta de confiança.

Sobre os resultados setoriais do ICEI

O ICEI Setorial apresenta os resultados da indústria extrativa, da construção e de transformação. A publicação também disponibiliza índices de confiança para os três portes de empresa (pequeno, médio e grande) e para as cinco regiões do país.

Nesta edição, foram consultadas 1.797 indústrias, entre 1º e 9 de agosto.