SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo
Segunda Jornada Compliance percorre unidades de Rondônia
Iniciada em 2023, a Jornada Compliance promoveu entre os dias 18 a 23 de agosto a 2ª visita técnica teve como foco, estreitar o relacionamento entre a assessoria Compliance e as unidades que compreendem a FIERO, SESI, SENAI e IEL, com o objetivo de sensibilizar e conectar a força de trabalho do Departamento Regional de Rondônia.
A 2ª visita técnica do
Compliance foi dividida em duas fases. A primeira aconteceu entre os dias 18 a
23 de agosto, percorrendo as unidades de Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal e
Vilhena. Já a segunda fase está prevista para a segunda quinzena de setembro, e
abrangerá as unidades da capital, bem como gerências e coordenações da Casa da
Indústria.
A programação das visitas
realizadas envolveu dois momentos: a
realização da 1ª Oficina de Gestão de Riscos baseados em indicadores e a Reunião
Técnica do Compliance com cada uma das unidades.
A oficina, ministrada pelo Analista
de Compliance da FIERO, SESI, SENAI e IEL, Arthur Toledo, teve por objetivo,
aumentar a percepção e autonomia das unidades quanto a importância da gestão de
riscos, sobretudo incluindo os objetivos e metas institucionais (e seus
respectivos indicadores), como objeto de gestão de riscos, sendo a metodologia
uma excelente ferramenta para auxiliar acompanhamento e atendimento destes
indicadores.
A capacitação envolveu os
gestores dos diversos processos que acontecem dentro das unidades, como
articuladores de mercado, coordenadores pedagógicos, analistas de compras e TI,
entre outras áreas, envolvendo também os Gerentes das unidades.
Foram abordados os conceitos
trazidos na Política de Riscos FIERO, SESI, SENAI e IEL, (que está construída
com fundamento na ISO31000) bem como nas melhores práticas metodológicas que
auxiliam na identificação dos Riscos. Além de promover um nivelamento dos
entendimentos, também foi proposto a atualização dos Riscos mapeados nas atuais
matrizes de riscos, tomando como ponto de partida os indicadores das entidades
(como exemplo os estratégicos e do PPR).
Além disso, promoveu a
sensibilização dos gerentes e gestores de processos sobre a importância de se
realizar com afinco a Gestão de seus riscos e controles, de modo a antecipar
possíveis cenários e incertezas, bem como prevenir eventuais problemas em
nossas entregas.
“Nas oficinas realizadas, houveram
debates sobre a importância em promovermos enquanto instituição, um mapeamento
geral dos processos, envolvendo unidades, gerências de negócios e coordenações,
de modo a uniformizar o fluxo de troca de informações, negócios e processos”,
explicou Arthur Toledo.
Ao final, foi realizada uma
atividade prática, em que partiu-se da premissa do risco de não atendimento de
determinado indicador (escolhido pela unidade). O objetivo era identificar,
através da abordagem simultânea entre ferramentas do brainstorm e matriz SWOT,
também conhecida no Brasil como Matriz FOFA (que analisa pontos fortes,
oportunidades, pontos fracos e fraquezas), novos fatores de riscos e seus
respectivos controles.
De acordo com Toledo, observou-se que a análise dos pontos fracos e ameaças envolvendo o não atendimento do indicador, fornecem importante material para identificação, mapeamento e construção dos fatores riscos identificados, enquanto analisar os pontos fortes e oportunidades, dão uma dica quais atividades estratégicas os controles devem envolver.
No segundo momento foi
realizada uma Reunião Técnica envolvendo toda a força de trabalho das unidades,
ocasião em que foi realizado o lançamento do evento “Dia da Integridade FIERO,
SESI, SENAI e IEL, que acontecerá no dia 19 de setembro, com transmissão ao
vivo para todo o estado. Na programação da jornada foi realizada a palestra
sobre Prevenção ao Assédio, também ministrada pelo Analista de Compliance,
Arthur Toledo.
O gerente da unidade de
Vilhena, Silvio Leite, afirmou
que essa interação é fundamental para envolver todos os colaboradores nas
políticas de Compliance. “Agradeço a equipe compliance em nome da Raimunda
Queiroz, que não mede esforços para manter nossas unidades informadas e
alinhadas quanto aos procedimentos de governança e integridade, que tem se
mostrado essencial para a nossa rotina corporativa”, ponderou.
Jornalista:
Andréa Machado Minuto
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