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20 de September de 2024 - 14h33

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Alunos do SESI de Vilhena desenvolvem uma biblioteca virtual

Durante o Torneio Interno de Robótica (TIR) organizado pelo SESI Vilhena, além das competições, são realizadas atividades que incentivam os alunos a desenvolverem projetos voltados para melhorias no ambiente escolar. Essas atividades promovem a inovação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando os alunos a buscarem soluções inovadoras em conjunto.


Neste ano, o TIR trouxe a temática: "Como as Tecnologias e as Artes podem ser usadas para aumentar o incentivo à leitura na nossa escola". A partir desse desafio, os alunos da 3ª série B do Novo Ensino Médio criaram uma biblioteca digital com um diferencial: os alunos deveriam desenvolver trailers dos livros, utilizando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. O resultado foi uma biblioteca virtual, que pode ser acessada através do seguinte link:


Todos os projetos foram apresentados e defendidos perante uma banca de juízes composta pelos professores de diversas disciplinas, avaliando oito quesitos.


Os professores coordenadores do projeto, Silvio Vichroski e Lorinês Cezne, destacaram a importância dos torneios de robótica no desenvolvimento de habilidades tecnológicas. "O projeto de pesquisa no torneio de robótica é fundamental, pois incentiva os alunos a aplicar o conhecimento científico na solução de problemas reais. Eles aprendem a investigar, planejar e testar soluções inovadoras, fortalecendo o pensamento crítico e criativo", explicou Lorinês.


Vichroski complementou: "Projetos de inovação permitem integrar diferentes conhecimentos, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais. A metodologia contribui para que os alunos se envolvam em tarefas que não apenas resolvem problemas, mas desenvolvem projetos que têm ligação direta com suas vidas fora da sala de aula".


A professora Paula Glazielli Paulino Moraes, uma das avaliadoras, elogiou a criatividade e o empenho dos alunos. "Foi muito gratificante ver os alunos colocando em prática os conhecimentos adquiridos em ciências da natureza, correlacionando-os com outras áreas. A originalidade dos projetos e a possibilidade real de aplicação foram surpreendentes", afirmou.


Rosimeire da C. Lobato Mischiatti, pedagoga, ponderou sobre o uso da tecnologia na educação. "Vivemos em uma era digital, onde a tecnologia está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas. Utilizá-la para promover a leitura é uma forma natural de enriquecer a educação", comentou.


Lucas Coimbra Santi, aluno da 3ª série B, explicou o processo de desenvolvimento da biblioteca virtual. "O maior desafio foi unir leitura e tecnologia, mas chegamos à ideia de criar uma biblioteca online com trailers dos livros, para atrair os leitores. Utilizamos o VSCode para codificar a estrutura do site, empregando HTML, CSS e JavaScript, e recebemos o apoio do professor Nathan", contou Lucas.


Já Núbia Kovalsikoski Pchebichewski, da mesma turma, compartilhou a experiência de criar os trailers dos livros. "Foi uma experiência mágica e nostálgica. Cada trailer trouxe de volta as memórias das histórias que marcaram minha infância. É gratificante saber que esses trailers podem inspirar novos leitores a descobrir o prazer da leitura", celebrou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

 


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