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Alunos do SESI de Vilhena desenvolvem uma biblioteca virtual
Durante o Torneio Interno de Robótica (TIR) organizado pelo SESI Vilhena, além das competições, são realizadas atividades que incentivam os alunos a desenvolverem projetos voltados para melhorias no ambiente escolar. Essas atividades promovem a inovação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando os alunos a buscarem soluções inovadoras em conjunto.
Neste ano, o TIR trouxe a
temática: "Como as Tecnologias e as Artes podem ser usadas para aumentar o
incentivo à leitura na nossa escola". A partir desse desafio, os alunos da
3ª série B do Novo Ensino Médio criaram uma biblioteca digital com um
diferencial: os alunos deveriam desenvolver trailers dos livros, utilizando
linguagens como HTML, CSS e JavaScript. O resultado foi uma biblioteca virtual,
que pode ser acessada através do seguinte link:
Todos os projetos foram
apresentados e defendidos perante uma banca de juízes composta pelos
professores de diversas disciplinas, avaliando oito quesitos.
Os professores coordenadores
do projeto, Silvio Vichroski e Lorinês Cezne, destacaram a importância dos
torneios de robótica no desenvolvimento de habilidades tecnológicas. "O
projeto de pesquisa no torneio de robótica é fundamental, pois incentiva os
alunos a aplicar o conhecimento científico na solução de problemas reais. Eles
aprendem a investigar, planejar e testar soluções inovadoras, fortalecendo o
pensamento crítico e criativo", explicou Lorinês.
Vichroski complementou:
"Projetos de inovação permitem integrar diferentes conhecimentos,
estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais. A metodologia
contribui para que os alunos se envolvam em tarefas que não apenas resolvem
problemas, mas desenvolvem projetos que têm ligação direta com suas vidas fora
da sala de aula".
A professora Paula Glazielli
Paulino Moraes, uma das avaliadoras, elogiou a criatividade e o empenho dos
alunos. "Foi muito gratificante ver os alunos colocando em prática os
conhecimentos adquiridos em ciências da natureza, correlacionando-os com outras
áreas. A originalidade dos projetos e a possibilidade real de aplicação foram
surpreendentes", afirmou.
Rosimeire da C. Lobato
Mischiatti, pedagoga, ponderou sobre o uso da tecnologia na educação.
"Vivemos em uma era digital, onde a tecnologia está presente em quase
todos os aspectos de nossas vidas. Utilizá-la para promover a leitura é uma
forma natural de enriquecer a educação", comentou.
Lucas Coimbra Santi, aluno da
3ª série B, explicou o processo de desenvolvimento da biblioteca virtual.
"O maior desafio foi unir leitura e tecnologia, mas chegamos à ideia de
criar uma biblioteca online com trailers dos livros, para atrair os leitores.
Utilizamos o VSCode para codificar a estrutura do site, empregando HTML, CSS e
JavaScript, e recebemos o apoio do professor Nathan", contou Lucas.
Já Núbia Kovalsikoski
Pchebichewski, da mesma turma, compartilhou a experiência de criar os trailers
dos livros. "Foi uma experiência mágica e nostálgica. Cada trailer trouxe
de volta as memórias das histórias que marcaram minha infância. É gratificante
saber que esses trailers podem inspirar novos leitores a descobrir o prazer da
leitura", celebrou.
Jornalista: Andréa Machado
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