IMPRENSA
20 de October de 2025 - 15h34

A- A A+

FIERO, SESI, SENAI e IEL mostram seus serviços no Portões Abertos da Base Aérea

Apresentar o portfólio de serviços de apoio à indústria e à comunidade. Foi com esse objetivo que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), participou de mais uma edição do Projeto Portões Abertos, organizado pela Base Aérea de Porto Velho, em evento ocorrido neste domingo, 19, na Capital.


O estande contou com diversas atividades. Entre elas estavam as impressoras 3D, um simulador de empilhadeira, equipamentos de segurança, demonstração de primeiros socorros, entre outros serviços prestados pelas entidades. O drone agrícola exposto chamou a atenção dos visitantes, e muitos tiraram dúvidas quanto à operação do equipamento, que vem sendo cada vez mais utilizado em Rondônia. Atualmente, o curso de drone agrícola é ofertado nas unidades de Porto Velho e Ji-Paraná. Também houve apresentação dos demais cursos do SENAI em todas as unidades do Estado.


Porém, o que chamou a atenção do público, principalmente das crianças, foi a pista da Stem Racing e a mesa com os legos, que compõem as aulas de robótica disponíveis no SESI desde os primeiros anos do Ensino Fundamental I. Os alunos da equipe Nimble, que participam das competições representando a unidade de Porto Velho, apresentavam aos visitantes como é a dinâmica da competição, e muitos aproveitaram para testar a velocidade de disparo do carro. O professor de robótica e ciências da natureza que também atua como técnico da Nimble, Allan Robson Oliveira, acompanhou as atividades.


Na mesa ao lado, as crianças usaram a criatividade e, com as instruções, montaram carros e robôs com as peças de lego. Yuri Kallebe Nascimento de Souza, de 11 anos, era um dos mais empolgados. Ele sentou-se com a sua mãe, Miriam Nascimento Carvalho, e montou um carrinho, utilizando as instruções. Miriam explicou que em casa, seu filho é estimulado a brincar com legos e quebra-cabeça e usa o vídeo game com horários determinados. “Ela gosta muito dessas brincadeiras, principalmente as de montar. A gente observa que elas auxiliam na concentração para os estudos”, informou.


As peças produzidas pela impressora 3D despertaram o interesse do público e se tornaram um dos pontos visitados do evento. O técnico em Eletromecânica Caio Matheus Silva Ferreira, da gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI, esteve no local esclarecendo dúvidas sobre a capacidade dos equipamentos. “Muito interessante o que ela desenvolve. Não imaginava que a máquina fazia tantos trabalhos diferentes”, comentou João Carlos da Fonseca, que acompanhou atentamente a explicação de Caio Matheus sobre o funcionamento da impressora.


Quem também sentou, usou a imaginação e montou várias peças, foi Lais Laci. Ela também disse que sempre gostou muito de brincar rapidamente montou um carro e um avião utilizando as peças disponíveis. A coordenadora de Educação da unidade do SESI de Porto Velho, Vanessa Sousa explicou que eventos como o Portões Abertos é uma forma das pessoas conhecerem os diferenciais da metodologia de ensino da instituição.


Na parte de saúde e segurança, foram mostrados os procedimentos corretos para prestar os primeiros socorros. O SESI também levou equipamentos de segurança, essenciais para evitar acidentes durante as atividades laborais. A equipe do IEL prestou atendimentos e esclarecimento de dúvidas quanto ao programa de estágio que a entidade oferece para alunos de ensino médio e ensino superior.


Para o gerente das unidades SESI Saúde e SENAI CETEM, Cleber Melo, o Portões Abertos é estratégico para a visibilidade das casas, pois é uma oportunidade para que elas apresentem os seus serviços para a população de Porto Velho. “Mostramos a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no dia a dia de trabalho. Mostramos também a gama de cursos que o SENAI oferece aos presentes”, afirmou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

 


Mais notícias

Piquenique da Leitura reúne alunos do SESI de Pimenta Bueno em atividade ao ar livre

Palestra na FIERO alerta sobre importância da prevenção ao câncer de mama

Conto da Família incentiva leitura e promove conscientização ambiental no SESI de Vilhena

Projeto “SESI CUIDA” amplia acesso à saúde e fortalece parceria com a indústria