IMPRENSA
26 de November de 2025 - 09h50

A- A A+

SESI Cacoal promove reflexão sobre Consciência Negra e Ancestralidade através da Literatura de Cordel

A unidade SESI Cacoal realizou uma apresentação especial desenvolvida pelos alunos do 8º ano A, com o tema “Trilha LEKTO – Identidades Coletivas: Cordel Contemporâneo”, marcando as celebrações da Semana da Consciência Negra.

Coordenada pelos professores Cláudia Nepomuceno e Jose Carlos Amorim, a atividade teve como propósito ampliar a compreensão sobre identidades coletivas e suas relações com a cultura afro-brasileira. A iniciativa buscou desenvolver práticas de leitura, produção textual no gênero cordel e estimular uma reflexão crítica sobre racismo, desigualdades e resistência, reconhecendo as lutas e contribuições históricas da população negra na formação do Brasil.

Durante o evento, os estudantes apresentaram cordéis autorais, utilizando rimas e métricas tradicionais para expressar visões contemporâneas sobre diversidade. Para a aluna Rafaela Buffé, a experiência ultrapassou os limites da sala de aula. “Participar dessa atividade foi muito importante para mim e para minha turma. Através do cordel, conseguimos refletir sobre o racismo e as desigualdades que ainda existem na nossa sociedade. Também aprendemos mais sobre a cultura afro-brasileira e percebemos como ela faz parte da nossa identidade coletiva,” disse.

A estudante também destacou o empoderamento proporcionado pelo processo criativo. “Escrever e apresentar nossos próprios cordéis foi uma forma de dar voz às nossas ideias e de reconhecer a luta e a resistência da população negra. Foi uma experiência que nos ajudou a crescer como estudantes e como cidadãos,” afirmou.

Para a professora Cláudia Nepomuceno, o projeto possibilitou trabalhar conceitos fundamentais de pertencimento. “Desenvolvemos com os estudantes uma reflexão sobre identidade, ancestralidade e diversidade por meio da produção de cordéis. A atividade valorizou narrativas que fortalecem o respeito e a expressão cultural dos estudantes,” contou.

Segundo o professor Jose Carlos a atividade trabalhou as relações escolares e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. “Abordar o tema Diversidade Humana e Cultural em sala de aula é fundamental, pois combate o preconceito e a discriminação e contribui para um ambiente escolar inclusivo. Ao trabalhar o tema proposto na trilha LEKTO, percebemos o desenvolvimento do respeito e da empatia, enquanto compreendiam as diferenças existentes,” destacou.

Como resultado, a atividade fortaleceu a consciência crítica dos alunos e incentivou a produção criativa, ampliando práticas de leitura, análise e expressão oral no ambiente escolar. O evento foi um importante momento de valorização da cultura afro-brasileira e de reconhecimento do papel das identidades coletivas na formação do Brasil.


Mais notícias

SESI Cacoal realiza Seminário “Construindo Saberes Artístico-Literários”

SESI de Cacoal incentiva contato com a literatura clássica

Protagonismo estudantil transforma o Sesi Pimenta Bueno em cenário natalino

Seja Pro+ é lançado em Rondônia com 400 vagas gratuitas para jovens que buscam retomar os estudos e se qualificar para o mercado