IMPRENSA
17 de December de 2025 - 14h01

A- A A+

Adolescentes participam de oficina do IEL-RO sobre competências, talentos e planejamento de carreira

O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) promoveu, na terça-feira, 16, um movimento voltado ao desenvolvimento pessoal e à orientação de carreira de adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (SEMIAS). A atividade realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Jardim das Mangueiras e reuniu 20 jovens com idades entre 13 e 17 anos.

 

A iniciativa consistiu na oficina “Adolescência e oportunidades: Construindo o autoconhecimento”, que promoveu momentos de reflexão e planejamento a partir de dinâmicas práticas. Entre as atividades desenvolvidas estiveram “Construindo o seu super-herói” e o “Canvas de carreira”, instrumentos utilizados para estimular a identificação de competências individuais, talentos, interesses e sonhos, além da organização de metas de curto e médio prazo relacionadas à educação e ao desenvolvimento pessoal.

 

Foram abordados temas como o significado da adolescência e sua influência na trajetória de vida, a relação com o mercado de trabalho, as competências individuais exigidas no ambiente profissional e a importância do planejamento para o futuro. As atividades permitiram aos participantes analisar escolhas, reconhecer potencialidades e compreender caminhos possíveis para a inserção no mundo do trabalho.

 

A prática foi desenvolvida pela psicóloga e facilitadora do IEL-RO, Natália Leite, que enfatizou o papel da ação na ampliação de horizontes para os jovens. “Nossa missão foi apresentar soluções e novas perspectivas de aprendizagem que permitem que esses adolescentes enxerguem possibilidades concretas de desenvolvimento e visualizem oportunidades de emprego a partir do autoconhecimento e do planejamento”, afirmou.

 

Para o superintendente do IEL, Silvio Leite, a realização da oficina integra o planejamento estratégico e o plano de expansão do IEL, que prevê a ampliação de oportunidades e parcerias institucionais. A atuação junto à SEMIAS e ao CREAS busca aproximar os jovens de ferramentas de orientação profissional, contribuindo para a construção de trajetórias educacionais e profissionais alinhadas às demandas do mercado de trabalho.


Mais notícias

SESI de Porto Velho e Comissão da OAB organizam palestra sobre prevenção ao bullying e cyberbullying

Parceria entre SENAI-RO e Forças Armadas é destaque em simpósio do Projeto Soldado Cidadão

FIERO reforça protagonismo da indústria rondoniense no diálogo sobre a COP30

SESI Saúde aplica metodologia ASSTI em indústria de Ji-Paraná