IMPRENSA
16 de January de 2026 - 17h02

A- A A+

Diretrizes educacionais do SESI e SENAI são debatidas em encontro formativo

O Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) realizou nesta semana um encontro formativo que reuniu coordenadores de educação da rede para debater diretrizes do aprendizado e caminhos para a organização pedagógica em 2026. A programação contou com a participação de Jhony Antônio Barbosa, da gerência de educação do Departamento Nacional do SESI, que contribuiu com análises sobre as mudanças em curso na educação básica.


No primeiro dia, as atividades concentraram-se na reorganização do Ensino Médio. Os participantes examinaram as normativas vigentes e discutiram adequações nos itinerários formativos adotados pelas escolas do SESI-RO. Segundo a especialista em Educação, Marcela Xavier, a proposta foi alinhar práticas pedagógicas às exigências atuais, preservando o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.


Os diálogos também abordaram a relação entre formação escolar, preparação para o mundo do trabalho e continuidade dos estudos no ensino superior. A reflexão permitiu avaliar como os conteúdos e metodologias aplicados nas unidades do SESI podem ampliar as possibilidades de escolha dos alunos ao final da etapa escolar.


No segundo dia, a programação foi direcionada à integração entre SESI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Representantes das duas instituições analisaram metodologias de ensino e pontos de convergência entre a formação geral e a formação técnica. O alinhamento buscou garantir uma linguagem comum e maior fluidez curricular entre as unidades, favorecendo a atuação conjunta em todo o estado.


Conforme o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI e SENAI, Jair Coelho, o encontro contribui para o início do ano letivo com diretrizes definidas. “A presença do Departamento Nacional indica que as ações desenvolvidas em Rondônia estão em sintonia com práticas adotadas em outras regiões do país”, afirmou.


Mais notícias

IEL-RO dá início ao PDL na Globoaves em Espigão do Oeste

FIERO orienta empresas e viabiliza emissão do Certificado de Origem para exportações

STI-SENAI planeja ações para fortalecer a competitividade industrial em 2026

SENAI CETEM dá início a nova turma de formação exclusiva para mulheres na área de eletricidade