Empresários participam de encontro sobre oportunidades comerciais e logísticas Brasil-Peru
FIERO sedia seminário para fortalecer comércio e integração logística entre Rondônia e Peru
O fortalecimento das
relações comerciais, a superação de barreiras infraestruturais e a consolidação
de corredores logísticos estratégicos foram os temas centrais do Seminário
sobre Oportunidades Comerciais e Logísticas Peru - Brasil, sediado na Federação
das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), nesta terça-feira (23). Na ocasião, o
presidente da federação, Marcelo Thomé,
recebeu o vice-ministro de Comércio Exterior do Peru, César Augusto Llona
Silva, para dialogar sobre a ampliação de mercado e as conexões logísticas com
a região.
A visita da comitiva andina integra a Missão Comercial e Logística
Brasil – Peru, evento promovido pela consultoria de comércio internacional
Interfrazão, com o apoio institucional do Ministério de Comércio Exterior e
Turismo do Peru (MINCETUR). O encontro reuniu autoridades regionais e
empresários rondonienses interessados em estreitar os laços com o mercado
peruano, com o qual Rondônia já mantém um histórico consolidado de balança
comercial positiva e superavitária nos últimos cinco anos.
Durante sua fala, Thomé, pontuou sobre a urgência de converter a proximidade geográfica entre
os territórios em uma integração econômica e logística efetiva, capaz de gerar
benefícios mútuos e destravar o potencial das duas nações a partir da faixa de
fronteira.
"Eu tenho muita expectativa de que, de fato, essa integração
ocorra e a gente, definitivamente, revogue o Tratado de Tordesilhas, que nos
separou há séculos atrás e que, em certa medida, parece ainda ter efeitos no
tempo presente. Isso se reflete na medida em que não temos uma logística
integrada, não temos integração de infraestrutura e não temos as economias
integradas a partir da fronteira, mas sim a partir das costas do Atlântico e do
Pacífico. Isso não faz nenhum sentido já que estamos aqui, um do lado do outro", pontuou
Thomé.
O presidente ressaltou que a classe industrial e o empresariado de
Rondônia têm total interesse em acessar os portos peruanos para alcançar os
mercados asiáticos estratégicos, como o porto
de Xangai, utilizando a Rodovia Interoceânica como rota prioritária de
escoamento econômico, beneficiando tanto o comércio de produtos quanto o
turismo.
Por sua vez, o vice-ministro peruano, apresentou dados que
demonstram a viabilidade e a competitividade logística do corredor rodoviário.
O diplomata pontuou que o volume comercial atual entre os dois parceiros ainda
representa menos da metade do que o Peru transaciona com blocos tradicionais
como a União Europeia ou os Estados Unidos, o que sinaliza um vasto campo para
expansão de mercado.
Com bom humor, o vice-ministro recorreu a uma metáfora
cinematográfica, citando o ator Kevin Bacon e a famosa teoria dos "seis
graus de separação" (que defende que todos estão a poucos laços de
distância), para ilustrar o desafio diplomático entre
Rondônia e o Peru.
"Acredito que há um desafio de longa data que já começam a
nos apontar de maneira eficiente: o de vencer o distanciamento. Há pouco
falávamos sobre aquele antigo filme do Kevin Bacon sobre os graus de separação
que nos dividem, e o nosso desafio é encurtar esses laços. Temos um espaço de
parceria muito interessante aqui e a oportunidade real de transformar a
integração física em uma verdadeira integração econômica, desde que mantenhamos a vontade política", disse vice-ministro.
Para a FIERO, encontros e seminários bilaterais cumprem o papel
fundamental de mapear os gargalos alfandegários e estruturais existentes para
que, por meio do compromisso e do trabalho mútuo entre empresariado e governos,
as barreiras venham a ser superadas em definitivo.
Mais notícias
Matemática Divertida estimula conceitos lógicos no SESI de Nova Mutum
Tema Sons do Meu Brasil anima festa junina de Nova Mutum
IEL-RO atuará como organizador de processo seletivo para o SENAR
