IMPRENSA
06 de November de 2026 - 08h40

A- A A+

Mundo SENAI aproxima estudantes das tecnologias e das profissões da indústria

A unidade de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) CETEM, em Porto Velho, abriu as portas nesta quinta-feira, 5 para receber estudantes na edição 2026 do Mundo SENAI, evento que apresentou, na prática, as possibilidades de formação profissional oferecidas pela instituição. A programação reuniu demonstrações em diferentes áreas da indústria, com atividades nos laboratórios e oficinas, permitindo aos visitantes conhecer equipamentos, tecnologias e processos utilizados no mercado de trabalho.

 

Durante a visitação, os estudantes acompanharam exibições na área de tecnologia, conheceram projetos de robótica com programação em Arduino, robôs LEGO, automação e realidade virtual, com o uso de óculos de RV. Também acompanharam processos de manufatura aditiva, com demonstrações de impressão 3D por filamento e resina, além de conhecerem aplicações da Indústria 4.0.

 

Na área de eletroeletrônica, a Casa Didática permitiu conhecer instalações residenciais e sistemas de uma casa inteligente, incluindo uma simulação de curto-circuito e o funcionamento das proteções elétricas. Os visitantes também receberam orientações sobre segurança em serviços de distribuição de energia, com demonstrações de procedimentos de bloqueio e sinalização (LOTO), aterramento temporário e utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhos em redes de baixa e alta tensão.

 

A programação incluiu ainda a apresentação dos laboratórios elétricos predial e industrial, com comandos elétricos, quadros de distribuição e infraestrutura de linhas industriais. Nas bancadas didáticas e na Planta 4.0, os estudantes conheceram processos de integração de sistemas, automação, robótica e mecatrônica, observando como diferentes tecnologias podem funcionar de maneira integrada nos ambientes industriais.

 

Umas das atrações bem visitadas foi o estúdio montado pelos alunos de eletrotécnica, onde eram apresentados podcasts com temas voltados ao Mundo SENAI. Comandadas pela aluna do curso, Isabelli Verteiros, os entrevistados eram questionados sobre o que esperar do evento, no que ele pode contribuir e qual a visão sobre o que o SENAI proporciona para a sociedade em termos de qualificação e aprendizagem industrial. Além das entrevistas, o grupo também colhia informações sobre o evento com os parceiros e visitantes à unidade.

 

Para o gerente da unidade, Cleber Melo, receber os estudantes é uma oportunidade de aproximá-los da formação profissional e apresentar as possibilidades disponíveis no SENAI. “É uma satisfação receber os alunos no CETEM e proporcionar esse contato com as áreas de formação da instituição. Esse momento também permite esclarecer dúvidas sobre os cursos, as tecnologias utilizadas e as oportunidades que o SENAI oferece para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou construir uma carreira na indústria. Queremos que cada estudante conheça melhor essas possibilidades e perceba como a qualificação profissional pode acrescentar para seu futuro”, afirmou.

 

O gerente também agradeceu às indústrias parceiras dos segmentos do agronegócio, alimentação, nutrição animal, serviços financeiros e soluções industriais, que apoiaram e participaram de forma ativa do evento. 


Mais notícias

Unidades se preparam para receber alunos e comunidade no Mundo SENAI

Formação do SESI-RO promove reflexão sobre currículo pedagógico na Educação Infantil

SESI Saúde de Cacoal encerra Outubro Rosa com orientações sobre prevenção do câncer de mama

SENAI-RO disponibiliza mais de 3 mil vagas gratuitas para a comunidade