28 de novembro de 2018 - 11h35

Sesi-Senai em parceria com Sebrae realiza Feira Despertar

A Feira Jovens Empreendedores, parceria da escola Sesi-Senai e Sebrae-RO, foi realizada sob a supervisão da equipe pedagógica e da gerente da escola Sesi-Senai Lagoa e a participação de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola. A parceria com o projeto Despertar, do Sebrae, chega ao terceiro ano com a participação das turmas Ebep. Já as turmas do quinto ao nono ano (ensino fundamental II) participaram de forma diferente, por exemplo, com barracas de plantas medicinais, de vendas de bijuterias, comidas diferentes, como espetinho gourmet, dentre outros.

A parceria com o Sebrae iniciou em 2016 com o projeto Despertar e em 2017 as duas instituições firmaram mais uma importante parceira com o Projeto Empreendedores Primeiros Passos (Jeep) com o objetivo de descobrir as características pessoais e compreender os aspectos básicos do empreendedorismo para melhorar a atuação dos alunos no mercado de trabalho com uma formação integral desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

Segundo a gerente da escola Sesi-Senai Lagoa, Fabiana Amaral, o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jeep) e o Despertar podem ser trabalhados de maneira mais abrangente e de forma interdisciplinar. “O Sesi é uma das poucas escolas de Rondônia que tem a disciplina Empreendedorismo na grade curricular. Os alunos são estimulados a pensar de formas diferentes e inovadoras transformando suas ideias em oportunidades de negócio, despertando o desejo pelo empreendedorismo”, afirmou.

A coordenadora de Educação, Juliane Loubach explica que os alunos expuseram suas ideias e produtos na Feira do Jovem Empreendedor, que este ano superou as expectativas. O projeto contribui para a formação dos jovens desenvolvendo habilidades empreendedoras. “A Feira do Empreendedor é o resultado final desta importante parceria com o Sebrae”, disse.

Uma das turmas de Ebep criou uma empresa de entretenimento através do desenvolvimento de um campeonato com a participação de alunos de outras escolas. Outra turma trabalhou jogos digitais montando uma sala de competição de jogos. “Cada grupo criou uma empresa explorando o universo que eles gostam e conhecem. Além de empreendedores, eles precisam ser criativos para fazer a diferença no mercado e atrair público. É fundamental inovar para conseguir vender”, explica Juliane.

No ponto de vista da pedagoga Tatiana Maira Ribeiro, o empreendedorismo é cada vez mais fundamental, pois o atual mercado de trabalho está cada vez mais exigente. “O Sesi estimula a criatividade em nossos alunos, que têm participado com dedicação de todas as atividades e superando os desafios escolares com muito empenho, inteligência e talento. Todos estão de parabéns”, exultou.

Segundo o professor do curso técnico em Administração dos alunos do Ebep Sesi-Senai, Vivaldo de Albuquerque Pinto, o objetivo é despertar nos alunos o empreendedorismo colocando em prática o que aprendem em sala de aula no teor teórico da disciplina Empreendedorismo. “Eles aprendem a fazer o planejamento, a organizar e executar o evento, pois é a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala. A ideia é que eles tenham iniciativa de empreender”, explica.

De acordo com a professora Adriana Simões, é importante fomentar o lado empreendedor e artístico dos alunos, que recebem as tarefas com muito entusiasmo, se dedicam muito e estão sempre motivados. “Eles são motivados pelos desafios, tem ainda a motivação dos professores, da escola e da família”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero