IMPRENSA
04 de dezembro de 2018 - 11h24

A- A A+

Alunos do Sesi-Senai Vilhena conquistam 2.º lugar no Torneio de Robótica First Lego League

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição responsável pela operação oficial da First Lego League

Mais uma vez, uma equipe do Sesi-Senai de Rondônia ganhou merecido destaque no disputado Torneio de Robótica First Lego League (FLL) – Etapa Regional Norte. A equipe denominada Elev3r, da escola Sesi-Senai de Vilhena conquistou o segundo lugar no torneio realizado em Manaus, sob a coordenação do Sesi Amazonas. Pela primeira vez em 5 anos, a disputa recebe participantes de todos os estados da região Norte: Rondônia (RO), Roraima (RR), Amapá (AP), Pará (PA), Tocantins (TO), Acre (AC) e Amazonas (AM), incluindo as escolas do interior. O torneio foi realizado de 30 de novembro a 1º de dezembro.

Criado em 1998 pela First em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. O desafio desta etapa teve como foco a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Ao todo foram 28 equipes, mais de 300 jovens, entre 9 e 16 anos.

O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição responsável pela operação oficial da First Lego League

O superintendente do Sesi-IEL-RO e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago parabeniza os alunos participantes e a conquista expressiva como representantes do Sesi Rondônia. Santiago ressalta o compromisso dos jovens estudantes, professores e dos familiares. “Desde que passou a operacionalizar a competição, o Sesi tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional” ressalta.

Segundo o professor Silvio Luiz Vichroski, do Sesi Vilhena, todo esforço será sempre recompensado. “O primeiro lugar nas finais da Mesa e vice-campeão Geral. E, para completar nossa alegria, a tão sonhada vaga para etapa nacional, nos dias 15 e 17 de março de 2019, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Voltamos para casa com a certeza da missão cumprida e completamente focados para a próxima etapa nacional”, disse.

De acordo com a professora Lorines Neli Cezne, que também participou do torneio, os participantes usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. “A iniciativa do Sesi fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, explica.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Mais notícias

Alunos do Sesi Vilhena ressaltam Torneio Nacional de Robótica como excelente oportunidade de adquirir conhecimento

Sesi Vilhena fica entre as 20 melhores na etapa nacional do Torneio de Robótica

Alunos do Sesi Vilhena participam de Torneio de Robótica no Rio, até segunda

Rio de Janeiro vai receber o maior Festival de Robótica do Brasil