IMPRENSA
29 de setembro de 2020 - 09h05

A- A A+

SESI-SENAI Cacoal realiza drive thru cultural com participação de alunos e familiares


 

No último sábado, 26, o colégio SESI-SENAI de Cacoal realizou o 1º Drive Thru – Projeto Literário SESI - Monteiro Lobato e Ziraldo, uma iniciativa do Departamento Nacional intitulada “Passaporte para o futuro” contemplando todas as unidades do país. Alunos do Ensino Fundamental ganharam uma maleta contendo oito títulos. Do 1º ano e 6º ano receberam obras de Monteiro Lobato e do 2º ao 5º ano, obras Ziraldo. Entre os títulos estão: Reinações de Narizinho e O macaco que se fez homem, de Monteiro Lobato e As aventuras da professora Maluquinha e Viagens da Carolina, de Ziraldo.

 

Estimular o interesse pela leitura nos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, favorecer o acesso as obras da literatura brasileira e ampliar a capacidade de produção textual dos alunos e enriquecer o capital cultural da Rede SESI. Estes são os objetivos que nortearam o projeto literário empreendido pelo colégio SESI-SENAI de Cacoal, seguindo as diretrizes do DN, e que contou com a participação de alunos, pais, professores e equipe pedagógica e administrativa, seguindo todos os protocolos de segurança.

 

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Rosiani Módolo, a leitura deve ser estimulada para ser algo prazeroso, o estudante necessita de motivos para ler, este processo deve ser desenvolvido com muito cuidado para não se tornar exaustivo. A leitura trabalhada de forma correta leva o estudante a explorar o mundo imaginário, com suas cores, formas, beleza e magia.

 

 “Foi muito legal ver professores e funcionários engajados nesse projeto, com música, todos estavam fantasiados e animados para rever os alunos, mesmo de longe, e matar a saudade após tantos meses apenas por contato virtual”. A afirmação é da aluna Márcia Santana da Silva.

 

“Nesse dia do evento foi muito gratificante receber os livros e o carinho de todos que se envolveram nesse projeto, indireta ou diretamente. Ser presenteado é sempre bom, mas com um kit de livros que você pode viajar para um outro universo e esquecer dos problemas que estamos enfrentando é melhor ainda. Agradeço a todos que tiraram um tempinho nesse final de semana para que essa felicidade fosse possível”, comemorou a aluna.

 

A gerente Jocilene Ribeiro parabenizou a iniciativa do DN em promover para todos os alunos da rede SESI o estimulo e interesse pela leitura.  “A prática da leitura amplia a capacidade de produção textual, aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, ressalta Jocilene. Além das inúmeras habilidades desenvolvidas no estudante, a literatura tem um papel fundamental neste tempo de tantas restrições que temos enfrentado”, explica. Jocilene ressalta que todos os colégios do SESI em Rondônia também participarão do projeto.

 

Jocilene lembra que navegar na história narrada em cada obra dos ícones da literatura brasileira, certamente iluminará a mente e o caminhos de cada estudante, afinal, como disse Monteiro Lobato “quem escreve um livro, cria um castelo. Quem o lê, mora nele! ”.

 

Débora de Freitas Silva Teixeira, mãe da aluna Esther, lembra da ansiedade da filha no dia do projeto, que ela amou participar. “Sou grata ao SESI e toda a equipe por proporcionar esse momento tão gostoso para aliviar um pouco a tristeza de estar em casa longe dos professores e amigos da escola, por conta da pandemia”, disse.

 

Assessoria de Comunicação Social FIERO

 

 


Mais notícias

Pavimentação asfáltica garante qualidade e segurança à comunidade escolar do SESI-SENAI-IEL de Cacoal

SESI-SENAI-IEL Lagoa leva alunos para um mergulho virtual ao mundo da leitura

Mega Aulão remoto movimenta alunos do colégio SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno

Colégios SESI-SENAI Rondônia utilizam ferramenta Lego como instrumento de aprendizagem