IMPRENSA
27 de August de 2021 - 08h35

A- A A+

SESI RO integra evento “Quebrando o Silêncio” realizado em Pimenta Bueno

Coordenado pela equipe pedagógica com a participação de professores, alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, o evento “Socorro na Família – Quebrando o silêncio”, aconteceu no último dia 23, na quadra poliesportiva e contou com palestras educativas e de orientação ministradas pela professora Joisa Brito e o professor e pastor Gilberto Santana. 

A campanha “Quebrando o Silêncio”, promovida anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, tem como objetivos conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. 

De acordo com Elisangela Góes, do Suporte Pedagógico Educacional, a escola é uma das instituições que compõem a chamada rede de proteção à infância e adolescência. Juntamente com atores de outras áreas, como Saúde e Assistência Social, os profissionais da educação devem zelar pelos direitos da população dessa faixa etária, previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). 

“As crianças e adolescentes não estão frequentando escolas, isso dificulta ainda mais para os professores, por exemplo, identificar situações de violência psicológica, física ou sexual. A escola é uma importante referência para as crianças e muito comumente são as escolas que fazem as notificações de violência contra crianças e adolescentes”, disse Elisangela. 

Segundo relatório da organização não governamental (ONG) World Vision, até 85 milhões de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, poderão se somar às vítimas de violência física, emocional e sexual em todo o mundo em função do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. É preciso haver a consciência de que somos corresponsáveis pelo bem-estar de quem está perto de nós, sobretudo, de nossa família. E é fazendo a lição de casa que começa o processo de transformação, pois a família é a base da sociedade. O lar é o primeiro e mais importante espaço de socialização dos filhos.

“É ali que eles aprendem, por meio do diálogo e da formação de um vínculo de confiança, a desenvolver habilidades para viver em sociedade como adultos que respeitam o próximo”, afirma a coordenadora pedagógica Renata Christyna Gaede. “Vale lembrar ainda que outros atores sociais são importantes para a formação desses cidadãos: as instituições educacionais e religiosas, por exemplo. Por isso, quando família, escola e igreja se unem em torno do mesmo propósito, aumentam as chances de algo positivo acontecer”, argumenta.  

No ponto de vista do gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, por causa da pandemia, o distanciamento social precisou ser adotado como principal estratégia de redução da transmissão do novo Coronavírus. Um dos efeitos colaterais dessa medida foi a maior incidência de problemas emocionais, como medo, ansiedade e estresse, que já afligiam a sociedade de maneira geral, mas que têm se tornado mais intensos em muitas famílias. Infelizmente, esses efeitos emocionais não foram o único desdobramento da crise sanitária atual. 

Ainda segundo Pierre, as estatísticas revelam outra pandemia, mais silenciosa ou silenciada, é verdade, mas que precisa ser igualmente enfrentada. “Falo da violência praticada em casa contra grupos vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos. Esse drama social se agravou em função do confinamento, pois colocou agressores e vítimas para conviver por mais tempo debaixo do mesmo teto”. 

O gerente acrescenta que “o evento foi realizado com o objetivo de alertar nossos estudantes sobre a violência doméstica. Não podemos esquecer aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade. Ajudar a proteger crianças, adolescentes, mulheres e idosos contra a violência doméstica tem sido o objetivo dessa campanha da Igreja Adventista do Sétimo juntamente com o SESI-SENAI neste ano de 2021”, finalizou.



Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim