24 de August de 2022 - 11h06

Alunos do SESI de Pimenta Bueno conquistam 2º lugar na etapa regional da OBR

Alunos do 9º ano do Colégio SESI de Pimenta Bueno conquistaram a segunda colocação na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu nesta terça-feira, 23, no Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Porto Velho. Nove equipes participaram da competição que reuniu alunos de escolas públicas e particulares. A equipe The Builders do SESI, participou pela primeira vez nessa competição.

De acordo com a professora de matemática e robótica do SESI de Pimenta Bueno, Ingrid Machado, a preparação da equipe composta pelos alunos Guilherme de Lima Herrero, Victor Barbosa Lima e Gabriel Henrique Módolo Rossini e Luana Beatriz Sartório Borges que não pôde comparecer ao evento em Porto Velho, iniciou em maio, mesmo mês em que abriu as inscrições das olimpíadas. “Desde então, trabalhamos na montagem e programação do robô, e até chegarmos a este que trouxemos para a competição, foram 5 versões deste mesmo robô”, explicou a professora.

Quanto aos treinos, eles ocorriam no turno da tarde. “Inicialmente, eram duas tardes destinadas aos treinamentos, mas neste último mês que antecedeu a competição, começamos a treinar todos os dias para aprimorar, corrigir e melhorar a programação do nosso robô, e que não fez feio na OBR”, ressaltou Ingrid.

Segundo Ingrid, a performance do SESI é satisfatória em competições de robótica, graças ao investimento robusto que a instituição dispõe para esta área, que congrega as matérias de matemática, estimulando a lógica e a criatividade dos seus alunos.

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, parabenizou a equipe e reafirmou que a participação dos alunos em eventos nessa dimensão, reforçam o que foi desenvolvido em sala de aula. “A robótica nos colégios do SESI, são um diferencial, que desperta no aluno, a capacidade inclusive, de se relacionar em grupo, proporcionando um posicionamento de protagonista, onde cada um tem uma função específica. Nossos alunos já são vencedores”, falou.

A gerente do SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral, que representou o superintendente do SESI, Alex Santiago no evento, comentou que os colégios da rede SESI investem muito na robótica, pois além de preparar os alunos que querem seguir nas profissões de exatas como engenharia e cursos voltados à tecnologia da informação, desperta a colaboração e cooperação. “Eles aprendem a trabalhar em equipe e isso vem sendo muito valorizado nas empresas. Para eles essa experiência é ótima e o resultado mostrou esse espírito. Eles estão de parabéns por este desempenho”, comentou.

Muito felizes, Guilherme, Victor e Gabriel afirmaram que levam os ensinamentos desta competição para a vida. “Aprendemos muito e saímos da competição sabendo que temos potencial para ir muito além, disse Guilherme. O líder da equipe.

Sobre a OBR

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que tem entre os principais objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A competição ocorre desde 2007, atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

A olimpíada tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.