21 de September de 2022 - 12h17

SESI Saúde de Ji-Paraná participa da 8ª SIPAT da empresa Bernardo Alimentos

Como parte da programação da 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da empresa Bernardo Alimentos, o SESI Saúde de Ji-Paraná realizou palestra sobre ruído ocupacional, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, João Paulo Nocete Orlando Ferreira.

A atividade, que teve o intuito de agregar a percepção de risco, promovendo a conscientização para o trabalho seguro, contou com a presença de todos os funcionários, diretores e proprietários da empresa.

Joao Paulo relatou a importância e cuidado quanto ao ruído ocupacional, que além de causar a diminuição da capacidade auditiva, acarreta vários problemas de saúde. “Com essa ação do SESI Saúde, nossa expectativa é conscientizar os trabalhadores desta empresa, quanto a importância das medidas de proteção, dados sobre o ruído ocupacional, como, o que é, como se propaga, quais os efeitos no organismo humano, quais são as medidas de proteção”, disse.

Ele falou ainda como utilizar, higienizar e guardar os equipamentos de proteção individuais. “Para que os colaboradores possam executar suas tarefas todos os dias de modo conciso sem acidentes, é necessário mostrar todos os procedimentos corretos de segurança, como o uso correto das máquinas, compreender normais e legislações vigentes, quais os cuidados em manusear alguns produtos e etc”, explicou Ferreira.

A empresária Fernanda Bernardo, proprietária da indústria Bernardo Alimentos, agradeceu a presença do SESI Saúde na abertura da SIPAT. “O palestrante, com seus conhecimentos abordou um tema de suma importância e os nossos colaboradores gostaram muito do aprendizado”. Fernanda já solicitou a presença do SESI para o próximo ano.

Também esteve presente o controller da indústria, Júlio Cézar Mastrângelo, que não poupou elogios a apresentação e agradeceu pela palestra que tirou todas as dúvidas sobre o tema abordado.

Na oportunidade, a coordenadora do SESI Saúde de Ji-Paraná, Neli Dias ressaltou que “a participação efetiva dos nossos profissionais em eventos como estes voltados à saúde, à melhoria da qualidade de vida e a segurança e prevenção de acidentes no trabalho, é de suma importância”.

Já a gerente da Unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru, Cintia Aparecida Alves do Sacramento lembrou que o ruído ocupacional constitui um dos agentes mais nocivos presente nos ambientes de trabalho, principalmente em indústria. Por isso é fundamental conhecê-los para saber como se proteger e manter a saúde dos trabalhadores”, falou.

Cintia destacou ainda que a SIPAT é mais uma ferramenta útil para que ocorra cada vez menos acidentes dentro do âmbito profissional, atualizando os colaborares sobre qual a melhor forma de atuar na sua área, gerando segurança e estabilidade.

O que é SIPAT?

A SIPAT é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, onde toda a empresa que tem uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organiza uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realizações dos trabalhos de forma normal.

O seu objetivo primordial fazer com que as pessoas responsáveis pela empresa, com cargos de chefias, ou que atuam no segmento de segurança do trabalho (integrantes da CIPA e etc), possam perceber a necessidade de se manter sempre viva na mente dos funcionários as diversas questões que envolvem a segurança do trabalho.