SESI Cacoal realiza Seminário “Construindo Saberes Artístico-Literários”
SESI Cacoal promove reflexão sobre Consciência Negra e Ancestralidade através da Literatura de Cordel
A unidade SESI Cacoal realizou uma apresentação
especial desenvolvida pelos alunos do 8º ano A, com o tema “Trilha LEKTO – Identidades Coletivas: Cordel
Contemporâneo”, marcando as celebrações da Semana da Consciência Negra.
Coordenada pelos professores Cláudia Nepomuceno e Jose Carlos Amorim, a atividade teve
como propósito ampliar a compreensão sobre identidades coletivas e suas
relações com a cultura afro-brasileira. A iniciativa buscou desenvolver
práticas de leitura, produção textual no gênero cordel e estimular uma reflexão
crítica sobre racismo, desigualdades e resistência, reconhecendo as lutas e
contribuições históricas da população negra na formação do Brasil.
Durante o evento, os estudantes apresentaram
cordéis autorais, utilizando rimas e métricas tradicionais para expressar
visões contemporâneas sobre diversidade. Para a aluna Rafaela Buffé, a experiência ultrapassou os limites da sala de
aula. “Participar dessa atividade foi muito importante para mim e para minha
turma. Através do cordel, conseguimos refletir sobre o racismo e as
desigualdades que ainda existem na nossa sociedade. Também aprendemos mais
sobre a cultura afro-brasileira e percebemos como ela faz parte da nossa
identidade coletiva,” disse.
A estudante também destacou o empoderamento proporcionado
pelo processo criativo. “Escrever e apresentar nossos próprios cordéis foi uma
forma de dar voz às nossas ideias e de reconhecer a luta e a resistência da
população negra. Foi uma experiência que nos ajudou a crescer como estudantes e
como cidadãos,” afirmou.
Para a professora Cláudia Nepomuceno, o projeto possibilitou trabalhar conceitos
fundamentais de pertencimento. “Desenvolvemos com os estudantes uma reflexão
sobre identidade, ancestralidade e diversidade por meio da produção de cordéis.
A atividade valorizou narrativas que fortalecem o respeito e a expressão
cultural dos estudantes,” contou.
Segundo o professor Jose Carlos a atividade trabalhou as relações escolares e o
desenvolvimento socioemocional dos alunos. “Abordar o tema Diversidade Humana e
Cultural em sala de aula é fundamental, pois combate o preconceito e a
discriminação e contribui para um ambiente escolar inclusivo. Ao trabalhar o
tema proposto na trilha LEKTO, percebemos o desenvolvimento do respeito e da
empatia, enquanto compreendiam as diferenças existentes,” destacou.
Como resultado, a atividade fortaleceu a
consciência crítica dos alunos e incentivou a produção criativa, ampliando
práticas de leitura, análise e expressão oral no ambiente escolar. O evento foi
um importante momento de valorização da cultura afro-brasileira e de
reconhecimento do papel das identidades coletivas na formação do Brasil.
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