IMPRENSA
30 de November de 2022 - 12h19

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia participa de encontro anual de pesquisadores e educadores realizado pelo SESI DN

Representando o Departamento Regional de Rondônia, o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, junto com os demais DRs de todo o país, participou do 5º Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação, realizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI-DN), no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã.

De acordo com Coelho, a parceria é de fundamental importância para intercâmbio de experiências e informações. “A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), é uma associação que integra pesquisadores e laboratórios brasileiros de diferentes áreas que desenvolvem pesquisas para melhorar práticas e políticas educacionais. A neurociência com foco na educação é significante e revolucionária, pois vai ajudar o professor a compreender e a ensinar melhor e ao mesmo tempo contribuir para que seus alunos melhorem seu rendimento na escola”, disse.

Coelho destacou os vários debates sobre o tema e como os professores poderão aplicar em sala de aula. “Mas como levar para a prática, como compreender tudo isso e aplicar para os alunos no dia a dia, indagou o coordenador. “A neurociência mostra que se você é um leitor assíduo o cérebro faz muito mais conexões, desta maneira ajudando a capacidade cognitiva, melhorando seu discernimento, compreensão daquilo que está lendo, estudando ou que o professor fala em sala, contribui para seu aprendizado”, pontuou.  

Ele acrescentou que “todos sabem falar, agora, escrever e interpretar, não são itens de série, você precisa aprender, portanto, essa compreensão é excelente para a educação. A neurociência comprova tudo isso e no final, teremos o melhor aproveitamento do cérebro, refletindo em competência, conhecimento e superação de desafios”, argumentou Coelho.

Além dos debates, durante o evento, o diretor de Operações do SESI-DN, Paulo Mol assinou termo de parceria com a Rede Nacional de Ciência para a Educação, da qual o SESI passou a integrar. Ainda como parte da programação, a neurocientista e escritora Ana Luíza Amaral e a médica e neuropsicóloga Leonor Bezerra Guerra, lançaram o livro que escreveram juntas, “Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem”.

Sobre o livro patrocinado pelo SESI-DN e escrito por duas especialistas, Jair Coelho comentou que “como disse Paulo Mol, em sua apresentação, a temática educação nos é muito cara e o SESI, como organização ligada ao setor industrial, nós do SESI de Rondônia também acreditamos na ciência como forma de melhorar processos, inclusive os educacionais. O livro contextualiza o conhecimento neurocientífico que temos hoje para o enfoque educativo. As autoras reuniram 12 princípios da neurociência e 48 indicações para o professor colocar esses princípios em ação na sala de aula. Elas apresentam também 22 tendências que estão reconfigurando a educação no mundo”.

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL