IMPRENSA
16 de February de 2023 - 12h04

A- A A+

Equipe Elev3r do SESI-SENAI de Vilhena participa da etapa nacional FLL em Brasília

 

Classificada para a etapa nacional, a Elev3r, formada por seis alunos da unidade SESI-SENAI de Vilhena, mais uma vez vai representar o DR de Rondônia no Festival SESI de Robótica, que acontece de 15 a 18, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, para onde os alunos embarcam dia 13, juntamente com os professores e treinadores Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne.  

 

O tema desta temporada é Super Powered e os alunos deverão encontrar um problema e solução sobre de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada ou usada, além de construir e programar um robô autônomo para um desafio de 2 minutos e 30 segundos.

 

De acordo com Vichroski, a equipe conta com quatro participantes novatos e dois veteranos. “No evento haverá quatro competições a First Robotics Competition (FRC), First Tech Challenge (FTC), Fórmula 1 in Schools (F1) e First Lego League (FLL), sendo que participaremos apenas desta categoria”. Dependendo da classificação, a equipe poderá ser selecionada para algum evento internacional.

 

“Nossas expectativas são altas, pois a equipe vem se preparando desde agosto de 2022”, ressalta o treinador. “Já participamos em novembro do ano passado da fase regional em Manaus onde conquistamos o 3º lugar geral e 1º lugar no desafio do robô, desde lá intensificamos os treinos, nosso robô evoluiu muito, em Manaus fazíamos 280 pontos num total máximo de 410, hoje o robô está fazendo 375 pontos”, diz.

 

Quanto aos treinamentos, os alunos participam de encontros que ocorrem três vezes na semana, entre 14h e 17h30. Das 14h às 15h45 a equipe treina a parte de aprimoramento do robô, tanto na construção como na programação, das 16h às 17h30, treinam o projeto de inovação.

 

Conforme a professora Lorines Cezne, que também é técnica da El3ver, juntamente com o professor Vichroski, e atua ativamente durante os treinos dando suporte à equipe, “nossa função é somente orientá-los e indicar os caminhos, e os alunos são os protagonistas. Criamos planos de ação e eles executam, e na sexta-feira nos juntamos e analisamos o que foi realizado ou não e planejamos a próxima semana de treinos”, explica.

 

Vichroski e Lorines são unânimes em destacar o apoio do gerente da unidade, Silvio Leite, da direção e da coordenação. “O incentivo é fundamental, pois tudo que solicitamos é providenciado, desde aquisição dos materiais obrigatórios como tapete de missões e maletas para construção dos robôs até a sala de treino que conta com notebook exclusivo da equipe, internet e outras estruturas”, comenta o professor.

 

A docente acrescenta que “as passagens terrestres e aéreas para os torneios são custeadas pela escola, por isso é essencial uma colaboração entre todos. Podemos destacar também o investimento do Departamento Regional, pois os Kits (maletas de Lego Spike Prime) são o que há de mais moderno hoje em dia, isso deixa nossa equipe com nível de competitividade muito alta, inclusive somos a única equipe SESI com mais conquistas da Região Norte a receber um prêmio oficial numa etapa nacional”, finaliza.

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL