IMPRENSA
13 de March de 2023 - 12h31

A- A A+

SESI Rondônia participa em Brasília de capacitação sobre Núcleos de Formação Docente e Mentoria


Coordenadores pedagógicos e especialistas em educação do Serviço Social da Indústria (SESI), entre eles, a especialista em Educação do SESI-RO, Marcela Xavier e a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI de Cacoal, Rosiani Marli Módolo, representando o Departamento Regional de Rondônia, participaram da capacitação sobre Núcleos de Formação Docente e Mentoria, que aconteceu na última semana em Brasília.

A formação aconteceu primeiro para os docentes das áreas de linguagens, matemáticas, ciências humanas, ciências naturais. A etapa seguinte foi direcionada para as pedagogas da Educação infantil e ensino fundamental. Além das oficinas, os educadores visitaram o museu de interação SESI Lab - espaço de arte, ciência e tecnologia. Ao final da capacitação os participantes receberam o broche de formador.

Por meio de atividades e oficinas, a construção dos núcleos tem por objetivo criar uma rede de professores multiplicadores que vão assumir o papel de mentores nos departamentos regionais do SESI. O Departamento Nacional está implantando os núcleos de formação nos estados com docentes, pedagogos e coordenação pedagógica. Cada DR terá um núcleo de formação para atuar na formação da sua rede.

Os Núcleos Pedagógicos buscam a valorização dos professores, com formação continuada pelo Centro SESI de Formação, para o desenvolvimento de habilidades, competências e o compartilhamento das boas práticas entre os docentes, que poderão assumir o papel de mentores e multiplicadores em seus DRs.

No ponto de vista de Marcela e Rosiani a formação é o pontapé inicial para contribuir no desenvolvimento de habilidades, competências e no compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens docentes, além de apoiar na implementação de metodologias inovadoras do SESI, como o Sistema SESI de Educação (SSE), o Novo Ensino Médio, Nova EJA, entre outras políticas educacionais que já são realidade nas escolas da rede.

De acordo o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o núcleo de formação docente e mentoria tem a função de aproximar os professores do material didático e demais recursos pedagógicos disponibilizados na rede SESI. Ao longo dos três dias, os coordenadores e representantes dos estados ficaram imersos em oficinas, organizadas de acordo com as etapas de ensino. Eles também tiveram a oportunidade de discutir e aprender mais sobre os materiais didáticos e as possibilidades de atuação docente”, disse.

“Essa aproximação e empoderamento dos professores e coordenadores que utilizam o material didático e outros recursos que temos, vai alcançar diretamente o dia a dia dos nossos alunos. Esse é um movimento que há muitos anos vem sendo pensado no DN, que é fazer com que os nossos educadores tenham autonomia para usar o nosso material didático”, pontuou Coelho.

Para finalizar, o coordenador lembrou que além da troca de conhecimento e experiências, os núcleos vão facilitar o trabalho em sala de aula e possibilitar que todas as escolas do SESI tenham uma mesma linguagem e metodologia. Esse alinhamento, junto à formação continuada de docentes e gestores, é parte relevante do sistema estruturado de ensino do SESI e que vai impactar de forma positiva e inovadora a aprendizagem dos estudantes, tornando-os cada vez mais protagonistas do seu aprendizado.


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL