IMPRENSA
14 de April de 2023 - 12h05

A- A A+

Especialistas do SESI da Paraíba ministram capacitação em Metodologia ASSTI


Nos dias 12 e 13, a Gerência de Saúde e Segurança da Indústria do SESI Rondônia realizou capacitação sobre a Metodologia Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), desenvolvida pela gerência de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Regional da Paraíba, para o monitoramento dos índices de saúde dos trabalhadores e análise dos fatores que influenciam em sua produtividade e percepção de segurança no ambiente de trabalho.  

 

O treinamento, que recebeu cerca de 15 colaboradores do SESI - RO, aconteceu no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), e teve como ministrantes o gerente de Saúde e Segurança na Indústria e Promoção de Saúde do SESI, Kleber Barbosa Silva, o coordenador de Saúde e Segurança, Fernando Oliveira, e o supervisor de Inteligência Estratégica, Saulo André, os três do SESI da Paraíba.  

  

“Essa metodologia permeia três situações que vivemos atualmente na indústria que são os índices de produtividade; o Geral de Estilo de Vida e o de Percepção de Saúde e Segurança no Trabalho”, explicou Barbosa. “Nossa missão no DR de Rondônia é justamente tratar destas questões e dar um norte para que os técnicos tenham a oportunidade de levar de forma mais assertiva às ações, planejamentos estratégicos, planos de ação para contribuir com a produtividade da indústria”.  

  

Barbosa explicou que a ASSTI é o documento que estabelece as orientações técnicas de um macroprocesso essencial a gestão de iniciativas em Saúde e Segurança realizadas no âmbito das empresas do setor industrial. A avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao trabalhador, onde avalia a sua percepção sob aspectos relacionados às seguintes dimensões: Demográfica; estilo de vida; morbidade e percepção de saúde; produtividade; estresse; segurança no trabalho.  

  

Segundo o ministrante, a Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria foi criada em 2018 e é um serviço consultivo para colaborar com as indústrias na tomada de decisões em relação à saúde e segurança de seus trabalhadores. O resultado do diagnóstico auxilia as empresas a reconhecer seu público interno e propor ações e medidas mais assertivas para saúde e segurança e promoção da saúde do trabalhador.  

  

Conforme Melo, a metodologia é totalmente informatizada e consiste no uso de tablets para a aplicação de um questionário junto aos trabalhadores da empresa com o envio dos resultados a um sistema que realiza a tabulação dos dados. Assim, ao final do processo avaliativo, será possível elaborar um plano de ação customizado de acordo com as necessidades da empresa. 

  

Melo destacou que “nesses dois dias tratamos de temas como planejamento, como podemos tratar o trabalhador ou o empresário para que eles tomem suas decisões corretamente, na verdade, entregamos e abordamos várias situações com o objetivo de orientar os nossos profissionais nesta ferramenta que é a ASSTI. A qualificação dever ser constante porque a velocidade das mudanças é cada vez maior”, finalizou.  

  

Para o enfermeiro do SESI Saúde de Porto Velho, Leonardo Castelo Branco de Abreu, ao participar do treinamento adquiriu mais conhecimento que poderá colocar em prática no dia a dia, principalmente na realização de atividades para os trabalhadores das indústrias.  

  

“A iniciativa do SESI capacitou ainda mais as equipes de SSI e Promoção da Saúde para aplicação da metodologia ASSTI nas empresas, individualmente por trabalhador, com foco na identificação das reais necessidades das empresas em questões relacionadas à promoção da saúde e segurança, subsidiando a proposição de soluções que atendem às demandas das empresas”, disse Abreu. 

  

O coordenador de Saúde e Segurança do SESI Saúde de Porto Velho, Edson Mugrave de Oliveira Segundo, ressaltou que “curso superou nossas expectativas, pois adquirimos mais conhecimentos, tivemos acesso a mais informações de como utilizar a ferramenta de maneira mais eficaz para atender às indústrias e repassar as informações precisas para implementar ações assertivas que causem impacto positivo na saúde do trabalhador”.   

  

Sobre a iniciativa do SESI, Mugrave falou que “manter a equipe atualizada é primordial para acompanharmos as inovações e atender às demandas das indústrias com o diferencial de ofertar soluções de acordo com o que a empresa realmente precisa”, falou. 

  

A metodologia ASSTI, no ponto de vista da gerente executiva de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos, atende ao novo momento da indústria, que exige soluções inovadoras adequadas às mudanças nas relações de trabalho e no modo de produzir, diante da utilização cada vez maior de tecnologias, sobretudo quando o assunto é ambiente de trabalho seguro e saudável. 

  

“Daí a importância de realizarmos esse treinamento que significa um avanço para a melhoria dos nossos serviços”, comentou Lúcia. “Como afirmou o Kleber, esse avanço significa um marco para o SESI entendendo que a tecnologia e o desenvolvimento embarcado desse processo têm contribuído de forma substancial para a tomada de decisão das empresas que desejam implantar programas voltados para a melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores”, comentou a gerente. 

 

 

 

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL