IMPRENSA
25 de August de 2023 - 09h18

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Alunos do SESI-SENAI-IEL de Vilhena com pontuação acima de 800 são destaque em redação na Plataforma Letrus

A partir de iniciativa do Departamento Nacional, o SESI de Vilhena, aderiu à plataforma Letrus, uma ferramenta educacional que faz uso da inteligência artificial para corrigir redações de diversos gêneros textuais, inclusive o dissertativo-argumentativo solicitado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

 

Conforme a coordenadora de Educação Aline Souza a unidade se destacou no ranqueamento feito pela plataforma. “Esta ferramenta além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de uma escrita cada vez mais acadêmica e formal, possibilita aos professores a exploração de diversos temas”, afirmou.

 

Além de otimizar o tempo que seria investido em correções de redação, a plataforma apresenta aos alunos seus resultados detalhados a partir das cinco competências do Enem, subsidia com material de apoio voltado aos temas específicos e verifica legitimidade das redações, já que a Letrus consegue identificar plágio de internet e plágio entre alunos que utilizam a ferramenta.

 

Aline detalhou que, para um trabalho efetivo, os docentes, antes da solicitação das produções textuais, fazem debates em sala de aula, discutem repertórios socioculturais, orientam durante o processo de primeira escrita e auxiliam as reescritas a fim de garantir a evolução de suas turmas.

 

A professora Sebastiana Rodrigues Alves também destacou a importância da Letrus como ferramenta de ensino-aprendizagem, pela qual o aluno se enxerga no processo de produção de texto, pois o protagonismo é dele. “E, nós, professoras, temos por obrigação apoiá-los e incentivá-los para que alcancem a excelência na escrita. Os resultados até o momento são muito satisfatórios, não só pelas altas notas que os alunos estão conseguindo, mas principalmente, pela satisfação de vê-los evoluir de forma integral e cidadã”, comentou.

 

Segundo a docente Adriana Willers, o mural é uma forma de reconhecimento pelos esforços dos alunos pela produção das redações. “Sabemos que escrever exige esforço e dedicação e isso eles têm de sobra, pois seguem firmes na busca da excelência na escrita. Além disso, os resultados obtidos pelos alunos em destaque servem de inspiração para os colegas que ainda encontram dificuldades na elaboração de suas dissertações-argumentativas”, pontuou.

 

O gerente da unidade SESI-SENAI de Vilhena, Silvio Leite ressaltou o trabalho realizado pelas professoras Sebastiana e Adriana junto aos alunos, que produziram redações em preparação para o Enem, mediante o uso da plataforma, que possibilita aos professores o acesso ao desempenho dos estudantes por meio de relatórios individuais e por turma. “Essa devolutiva permite o acompanhamento da evolução da escrita e da proficiência ao longo dos temas trabalhados, em tempo real”, disse.

 

Leite acrescentou que os alunos produzem o texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Enem de anos anteriores. “Ao terminar, o estudante recebe, automaticamente, um retorno pela análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante”, finalizou.

 


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