IMPRENSA
16 de August de 2023 - 12h08

A- A A+

Gerente do SESI-SENAI de Vilhena conhece projeto de gestão de escolas municipais, em Goiânia

Representando o Departamento Regional de Rondônia, o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, esteve em Goiânia, atendendo convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) para conhecer o projeto GEM (Gestão de Escolas Municipais) By SESI. A comitiva contou ainda com gestores dos DRs de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, além do Distrito Federal,

 

A comitiva das unidades SESI-SENAI, visitou a Escola Municipal Professor Divino Bernardo Gomes em Alto Horizonte, onde o presidente da FIEG, Sandro Mabel apresentou mediante slides o projeto Gestão Escolas Públicas Municipais, do qual o Serviço Social da Indústria (SESI) é parceiro.

 

“Queremos administrar escolas municipais que não têm acesso à informática e robótica e mostrar aos alunos esse universo, capacitando-os, os professores e a cidade, como um todo, nessas matérias”, pontuou o presidente da FIEG em seu pronunciamento.

 

“Implantado no ano passado, o modelo transformou por completo a realidade da educação no município de pouco mais de 6,8 mil habitantes”, explicou Leite. “Com grande êxito na elevação do patamar do processo de ensino, de acordo com projeção preliminar baseada no Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (Passe), a experiência de gestão administrativa e pedagógica, desenvolvida no Colégio Municipal Professor Divino Bernardo Gomes, até então uma escola militar, torna-se referência nacional”, destacou.

 

Leite acrescentou que a escola visitada já demonstrou avanço quanto ao resultado nas avaliações do IDEP em comparação a anos anteriores e que Goiás, já tem adesão de outras quatro prefeituras – Abadia de Goiás, Flores de Goiás, Pontalina e Sanclerlândia. “Ao conhecer as ações do GEM, já estamos estudando como adequar à nossa realidade e acredito que podemos viabilizar um modelo que se molde ao estado e municípios, para crescermos em número de matrículas e contribuir ainda mais com a educação básica”, afirmou.

 

Na análise do gerente de Educação, Jair Coelho, o sucesso da iniciativa do SESI em Alto Horizonte não ocorre por acaso e passa exemplarmente pela ação da indústria em parceria com a prefeitura, que apostou na educação de boa qualidade, de uma escola da indústria, assim como já havia apostado em passado recente no advento da mineração na cidade.

 

“O GEM está em conformidade dos propósitos do processo de educação do SESI e SENAI, de preparar profissionais para a indústria do futuro, contribuir para elevar a qualidade da educação básica da rede pública e diminuir o abismo tecnológico na educação entre o interior do Estado e a capital. Acreditamos que se as escolas públicas rondonienses adotassem este modelo, certamente determinaria mudanças expressivas na vida dos estudantes”, finalizou Coelho. 

 

Além do presidente da FIEG, os representantes dos 16 DRs foram recepcionados pelo diretor Regional do SENAI e superintendente do SESI-GO, Pedro Vargas, pelo diretor de Educação e Tecnologia SESI e SENAI-GO, Claudemir Bonatto e o prefeito da Cidade de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz. 

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools