IMPRENSA
11 de August de 2023 - 10h32

A- A A+

Primeira aula do Programa SESI de Educação Tecnológica movimenta alunos do 6º ano da unidade de Vilhena

Ministrada pelo professor de Robótica, Silvio Luiz Vichroski, a primeira aula do Programa SESI de Educação Tecnológica aconteceu com a participação de alunos da turma do 6º ano A da unidade SESI de Vilhena.  

Vichroski explicou o que é o programa e suas quatro dimensões, letramento digital, pensamento computacional, design e a iniciação científica. “O tema central foi a dimensão design desta aula. “O objetivo é estimular os estudantes a se tornarem criativos e responsivos, envolvidos na elaboração de soluções de qualidade através da manipulação de material diversificado na resolução de problemas”, comentou o docente.

Os alunos, em grupos criaram uma história na qual determinado personagem encontra um problema em sua cidade e propõe uma solução. Após debaterem e criarem a história eles desenharam a solução encontrada. Em seguida usando kits Lego Education, construíram um protótipo que foi apresentado para as demais equipes da sala. Para finalizar, eles criaram a moral da sua história.

Conforme o professor, “os alunos adoram a aula de Educação Tecnológica, ela foi realizada na sala maker da nossa unidade, local preparado para despertar o interesse e criatividade”, disse.

A aluna Samara, 10, comentou que adorou a aula. “Foi muito divertida e passou muito rápido, poder criar uma história e depois construir uma solução foi bem desafiadora, mas no final nosso grupo conseguiu, isso me deixou muito feliz. Estou ansiosa para ter outra aula dessas, amei”.

De acordo com a coordenadora de Educação da unidade e do Núcleo de Formação Docente e Mentoria de Rondônia, Aline Luciana Souza, o programa veio com uma proposta de fortalecer a Rede SESI ao promover a cultura de inovação com base em experiências pedagógicas exitosas relacionadas ao uso, acesso, armazenamento e criação de recursos tecnológicos nos espaços escolares.

“As aulas visam principalmente o desenvolvimento integral do estudante, de suas habilidades cognitivas e socioafetivas, de comunicação e colaboração. Sendo assim estamos engajados e preparados para elevar nossos resultados”, lembrou Aline.

Para o gerente Silvio Leite, a iniciativa é mais uma ferramenta pensada e adotada para fortalecer o aprendizado utilizando a tecnologia focada na educação. 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools