IMPRENSA
31 de October de 2023 - 14h09

A- A A+

Colaboradores da Casa da Indústria vestem Rosa

Os colaboradores da Casa da Indústria, que congregam as casas FIERO, SESI, SENAI e IEL, se reuniram para uma foto e assim, simbolizar e chamar a atenção da importante campanha de controle e prevenção do câncer de mama. A reunião para o registro simbólico vestindo a cor Rosa, reuniu boa parte dos funcionários.


Mas, para a gerência de saúde do Serviço Social da Indústria, não basta apenas usar a cor rosa durante o mês de outubro. De acordo com a gerente Maria Lúcia da Silva Santos, o autoexame pela mulher é fundamental e deve ser realizado mensalmente, pois a partir do toque, pode-se notar de forma precoce a existência de alguma forma de nódulo na mama. Claro, que não é suficiente. Além do autoexame, se faz necessário realizar os exames preventivos, anualmente ou a cada seis meses e conforme orientação médica. A vigilância contra o câncer é um elemento crucial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle da doença”, explicou.


A gerente enfatizou que quanto mais cedo se descobre a doença, aumenta as chances de tratamento e cura. “Diagnosticar precocemente, salva muitas vidas. O tratamento no início, em boa parte, pode ter efeitos extremamente positivos” afirmou. Lúcia chamou a atenção que o câncer de mama também pode ser desenvolvido em homens. Portanto, todos devem ficar atentos aos sinais.


Entre os principais são: enrugamento da pele na região da mama e do mamilo que deixam com aspecto de casca de laranja; secreção aquosa ou com sangue pelo mamilo, que pode até sujar o sutiã; sensibilidade; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA - 2022) indica que no período entre 2023-2025 foram estimados o aparecimento de 73.610 casos novos no Brasil. Em Rondônia essa estimativa é de 320 novos casos, e de acordo dados da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) no período de 2018 - 2022 o estado registrou 373 óbitos por câncer de mama.


Fatores de risco: é possível prevenir o câncer de mama?*

Considerando as causas do câncer de mama, há três categorias de fatores de risco para a doença:


Os fatores endócrinos/história reprodutiva

Questões hormonais e relacionadas ao estímulo estrogênico. Exemplos: menarca precoce; menopausa tardia; primeira gravidez após os 30 anos ou não ter filhos; uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona); reposição hormonal após a menopausa.


Os fatores comportamentais/ambientais

Exemplos: sobrepeso e obesidade; inatividade física; ingestão de bebida alcoólica; exposição elevada ou frequente a radiação ionizante (raio-X, tomografia, radioterapia); tabagismo (evidências sugestivas).


Os fatores genéticos/hereditários

A hereditariedade corresponde a 5% a 10% das ocorrências da doença. Situações que indicam predisposição: mutação nos genes, vários casos de câncer de mama ou pelo menos um de câncer de ovário em parentes consanguíneos, sobretudo em idade jovem. É possível reduzir a incidência da doença com a adoção de hábitos mais saudáveis, ou seja, controlando fatores de risco comportamentais. Este é um exemplo de prevenção primária: ações para controlar determinantes de saúde negativos associados a uma doença.

*Com informações do INCA


Mais notícias

SESI e SENAI de Rondônia iniciam ano letivo na próxima segunda-feira

Rede SESI de ensino está com matrículas abertas para o ano letivo de 2024

SESI reconhecida como uma das marcas referência em serviços de saúde

SESI-RO apresenta soluções em saúde no Vale do Madeira Summit 2023