IMPRENSA
11 de December de 2023 - 11h51

A- A A+

Elev3r, do SESI-SENAI-IEL de Vilhena conquista primeira colocação em torneio de robótica

A nova geração de alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena que integram a equipe Elev3r comprovou sua garra, determinação e criatividade ao conquistar o primeiro lugar na etapa regional centro oeste do Torneio de Robótica First Lego League FLL, realizado em Brasília, nos dias 8 e 9, neste ano com o tema “Como usar a tecnologia e as artes para que mais pessoas tenham um novo hobbie”. 

 

Desde sua formação inicial a Elev3r vem acumulando vitórias, em sete anos disputando torneios FLL já ganhou quatro 1º lugares, dois 2º e um 3º, também recebeu os prêmios de 2º melhor programação do Brasil em 2019 e melhor trabalho em equipe do Brasil em 2021.

 

Sob a orientação dos treinadores e professores Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne, a Elev3r, em sua nova formação, superou os demais 21 grupos competidores. Com a conquista, a equipe garantiu vaga para a etapa nacional, que acontece novamente em Brasília, no final de fevereiro de 2024.

 

Segundo Vichroski e Lorines, valeu a pena a preparação pela qual os alunos se submeteram com o objetivo de conquistar o melhor resultado. “Foi o que aconteceu e essa vitória merecida comprova o quanto esse grupo é excelente e deu sequência com brilho ao legado da geração antecessora da Elev3r, que conta com vitórias inesquecíveis no seu histórico”, afirmaram os professores.

 

Vichroski ressaltou, não apenas a concentração, mas o espirito de união, um fato primordial para a primeira colocação. “Eles estavam preparados e confiantes, mas sem esquecer a humildade e o respeito pelos adversários. O robô e o projetos bem alinhados com o tema do torneio e um Core Values exemplar. Foi realmente um momento inesquecível, uma experiência positiva em todos os sentidos, que deixou a todos orgulhosos”, disse.

 

Reiterando comentários anteriores, professora Lorines classificou a equipe como de alto nível e que realmente fez bonito no torneio. “Com uma atuação impecável e brilhante, a Elev3r superou mais um desafio e o resultado é a sua classificação para participar da próxima fase do torneio. Ficamos na torcida e valeu a pena tanta expectativa, porque eles se superaram”.

 

“Este resultado”, explicou Lorines, “é fruto de todo nosso esforço e trabalho”. Ela agradeceu o apoio e confiança do gerente Silvio Leite e a da coordenadora de Educação Aline Souza. “A Elev3r desde 2017 vem representando Vilhena sempre com resultados positivos que são frutos de estudo, acertos, erros e muito empenho. Estamos felizes com mais uma conquista, agora como 1° lugar no regional de Brasília, que agrega muito a cada integrante da equipe e na história do grupo”.

 

O gerente da unidade Silvio Leite destacou a importância da conquista. “Foi algo histórico para a nossa unidade de Vilhena, pois mesmo em um regional (Brasília) onde participaram diversas outras equipes consagradas no cenário nacional e internacional, a nossa Elev3r conseguiu trazer esse tão merecido primeiro lugar. Estamos orgulhosos”, comentou.

 

Conforme Leite, a Elev3r e os professores serão recepcionados no aeroporto com faixas com a participação da equipe pedagógica e familiares. Na chegada à unidade serão homenageados pela importante vitória com uma programação especial no pátio da escola. “É realmente um momento que merece todo destaque e comemoração”.

 

A coordenadora de Educação Aline Souza, que acompanhou o professor Vichroski e os alunos e também elogiou o empenho do grupo. “Com alegria agradeço os professores, famílias e alunos da equipe Elev3r, tem sido uma honra trabalhar com um grupo tão extraordinário. Parabenizo, por todas as conquistas alcançadas, por todas as dificuldades superadas. Sei que não foi fácil, pois vivi cada segundo do torneio de Robótica FLL, ao lado da Elev3r, onde haviam 21 equipes tão bem preparadas, mas a nossa, que saiu de tão longe para alcançar seu objetivo e nenhum deles se deixou abater e com garra, alegria e dedicação conquistaram o tão merecido primeiro lugar”.

 

A Elev3r recebeu a visita do vice-presidente de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), José Marcondes Cerrutti, para quem mostraram o projeto e o robô. “Estive com eles na unidade e conversamos bastante. Falei da importância da concentração, do legado da equipe e dos resultados significativos conquistados, como forma de incentivo, de motivação e o grupo não decepcionou. Como disse o gerente Silvio Leite, esses meninos e meninas são motivo de orgulho para nós e aproveito para parabenizar cada um e também os professores que estiveram juntos com eles nesta jornada”, falou.

 

O superintendente do SESI-RO, Alex Santiago parabenizou a equipe e ressaltou a importância dos torneios de robótica para a formação dos estudantes. “Além de competir de igual para igual com equipes de outros estados, nossos representantes retornam, trazendo na bagagem, não apenas a vitória, mas mais conhecimento e enriquecimento cultural”, afirmou Santiago.

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools