IMPRENSA
28 de March de 2024 - 11h06

A- A A+

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

Representantes de empresas de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal marcaram presença na oficina ministrada pelo engenheiro do Trabalho da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal e Vilhena, Raphael Henrique Soares Machado, com o tema “Produtividade, estilo de vida e percepção de segurança no trabalho”, seguido por um debate mediado pelo coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho, Juliano Cesar Pereira Carneiro, do SESI Saúde de Cacoal, como parte da programação da 1ª Conferência de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável.

 

De acordo com Juliano, “o objetivo foi promover debates de propostas mediante oficinas e palestras, para planejarmos as ações e políticas públicas de Cacoal para os próximos anos, nos seguintes eixos de trabalho: I - Campo Integrado, II - Cidade Integrada e III - Social Integrado”, explicou.

 

Conforme o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho “o SESI precisa provocar discussões como esta junto à indústria e sociedade, pois é importante projetarmos o futuro, acompanhando o desenvolvimento da indústria de Cacoal e Região, solidificando os cuidados com a saúde do colaborador que é peça fundamental no aumento da produtividade. Neste debate tivemos trocas importantes entre as grandes indústrias da nossa região, entre elas, o Grupo Cairu, Globo Aves e Frigocal e agora em fase de implantação em Cacoal o Grupo BMG, para juntos montarmos propostas de crescimento para os próximos dez anos”, afirmou.

 

A analista de relacionamento com Mercado, Suelen Ludimila da Silva, do SESI-SENAI-IEL de Cacoal apresentou o workshop “Integração e Ação do Sistema S e Empresas Locais na colaboração para o Desenvolvimento Empresarial”, abordando especificamente SESI, SENAI e IEL. “Trazer para a conferência temas como saúde e segurança no trabalho com foco no desenvolvimento teve o objetivo de discutir experiências e trazer propostas para a evolução por meio do encorajamento da prática de hábitos saudáveis, combater estigmas e preconceitos no ambiente de trabalho e melhorar a produtividade, por meio da aplicação de ferramentas que mapeiam as percepções dos colaboradores sobre saúde e segurança”.

 

Para a analista de Recursos Humanos do Frigorifico Globo Aves, Débora Granjeiro que “o debate foi construtivo, pois a nossa percepção é que outros profissionais representando suas empresas, expuseram dificuldades similares as nossas em relação as demandas junto à algumas leis à segurança do trabalho. Tivemos a oportunidade de dialogarmos e idealizarmos propostas para esclarecimento das dúvidas sobre as leis que geram exigências por parte dos órgãos de fiscalização”.

 

Débora acrescentou que “esse melhor esclarecimento facilitará a implementação das referidas leis que beneficiará tanto a empresa quanto à população prestadora de serviços nas indústrias, tendo um ambiente mais seguro e salubre, treinamentos com mais qualidade e educando melhor nossos colaboradores, e consequentemente, menos acidentes, doenças, mais saúde e melhor produtividade”, pontuou a analista.

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável