IMPRENSA
27 de March de 2024 - 12h09

A- A A+

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Professores, auxiliares educacionais, estagiárias e pedagogas integrantes da equipe de profissionais das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho e SESI Nova Mutum Paraná participaram da capacitação “Adaptação e inclusão das crianças com limitações no ambiente escolar”, ministrada pela pedagoga e neuropsicopedagogo Silvia Thomáz, profissional referência.

 

A palestrante abordou os tipos de patologias, como trabalhar cada uma delas, como por exemplo, os alunos com Transtorno do espectro Autista (TEA). “Este é apenas mais um desafio, entre tantos enfrentados pelos profissionais da educação nessa temática tão importante que é a inclusão”, comentou Silvia.

 

A pedagoga Sussileide Morais ressaltou que Silvia apresentou slides explicativos, vídeos sobre o tema. “Ao final, ela realizou uma roda de conversa para sanar dúvidas e ajudar nos anseios da equipe no dia-a-dia, mediante cada situação vivenciada com esses alunos”, disse.

 

Ainda conforme Sussileide, “a neuropsicopedagogo também pontuou às vivências de sala de aula e compartilhou de forma leve e didática, suas experiências na área da Educação Inclusiva junto aos alunos com necessidades educacionais especiais”, pontuou.

 

As pedagogas Lucélia Inácio dos Santos, Heleny Nunes, Ana Paula de Almeida, Alanna Ingrid Couto e Sussileide Morais agradeceram a presença da palestrante. Elas foram unânimes em destacar o modo especial, carismático e alegre de sua didática. “As informações educacionais compartilhadas pela especialista, de forma exemplificada, agregarão valiosos conhecimentos aos participantes que as levarão para a prática da vida profissional”, comentou Sussileide. 

 

Ana Paula, do SESI Nova Mutum falou que a formação aprimorou conhecimentos na área da educação especial. “Foi uma troca de experiências mediante uma visão mais sensível, indo além dos conteúdos”.

 

A gerente do SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach ressaltou o interesse da equipe em se aperfeiçoar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. “Soma como fator que faz a diferença a toda a comunidade escolar, uma vez que trabalha com a diferença do outro e o crescimento de todos como cidadãos participativos na mudança que queremos no mundo. Elevando o lado social, emocional e de empatia pelo próximo”, finalizou.


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno