IMPRENSA
19 de April de 2024 - 10h53

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Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Nesta quinta-feira, 18 de abril, data comemorativa ao Dia Nacional do Livro Infantil e de homenagens ao escritor Monteiro Lobato, as unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia promoveram atividades culturais com a participação de alunos e professores. 

 

A unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena celebrou o Dia Nacional do Livro Infantil com uma atividade realizada pela professora Sônia Braga e a participação dos alunos do Ensino Fundamental I, que fizeram atividade voltada à produção de textos e desenhos alusivos à data. “A celebração teve o objetivo de ressaltar a importância do livro infantil, uma vez que a leitura é responsável por desenvolver vários aspectos importantes para o aprendizado na infância”, disse a docente.

 

Segundo o gerente Silvio Leite, “é importante comemorarmos o Dia do Livro Infantil, mas sempre tendo em mente o quanto o Brasil e nossos jovens precisam avançar quanto a prática da leitura. Mas esse é um trabalho que deve ter um esforço entre família e escola. Incentivando, mostrando a importância da leitura e criando este hábito em nossas crianças.

 

Os alunos da unidade SESI de Pimenta Bueno também festejaram a data homenageando o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, que nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté. Criador do Sitio do Pica-Pau Amarelo.

 

O gerente da unidade, Diógenes Pierre lembrou que “Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta vivem em um mundo de fantasia onde dialogam com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional, e tudo transcorre no Sitio do Pica-Pau Amarelo”, citou.

 

Pierre concorda com a máxima “quem lê, viaja”. A leitura é transformadora, algo que movimenta as nossas conexões nervosas, nos mantendo ativos, proativos. Sempre que falo em livros, me vem à mente um que já li várias vezes, que aparentemente, foi feito para crianças, e que num determinado trecho, fala o seguinte: “Tu, te tornas eternamente responsável, por aquilo que cativas. Ter um dia, para poder destacar que o hábito da leitura é fundamental e devemos incentivar, principalmente às novas gerações”, disse.

 

A comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil nas unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum não foi diferente. Os alunos fizeram bonito participando de atividades focadas na leitura de obras de Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Souza, dentre outros autores do gênero literatura infantil. 

 

Para a gerente Juliane Loubach “desenvolver atividades alusivas à data é uma forma de estimular nossos alunos ao hábito da leitura, que hoje com a expansão tecnológica, tem ficado limitada aos livros didáticos. Portanto, o SESI vem propondo ações que sensibilizem os estudantes a serem leitores assíduos”.

 

A pedagoga Ana Paula, do SESI Nova Mutum ressaltou que as docentes trouxeram o encanto da literatura de Monteiro Lobato com a história do Sítio do Pica-Pau Amarelo. “Uma viagem divertida com apresentação de cada personagem.  Cada olhar atento dos alunos tornou aquele momento significativo e ler é viajar sem sair do lugar e foi assim que todos embarcaram no mundo da fantasia e a ludicidade tomou conta tornando o ato da leitura um momento de interação e envolvimento”, explicou.

 

Ana Paula lembrou que este dia foi criado para estimular as pessoas, principalmente os jovens, a conhecerem os prazeres da leitura e reconhecerem a contribuição que as obras literárias e seus autores tiveram, e ainda têm, ao longo da história. “O livro é fundamental para a sociedade e para educação, pois ele sempre foi o principal meio para transmitir e adquirir conhecimento”.

 

O SESI-SENAI-IEL de Cacoal/Rolim de Moura também não deixou a data passar em branco. Professores e estudantes realizaram leituras com o objetivo de incentivar a prática nas crianças, pois por meio deste hábito é possível desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais para a formação cidadã.

 

De acordo com o gerente Rodolfo Lentz “as telas digitais são concorrentes do livro, mas temos que usar todos esses recursos em favor do livro, e não como concorrente. Precisamos usar estratégias para aliar, já que a língua escrita precisa ser estimulada. Uma delas, é saber quais são as motivações das crianças, por exemplo, quais heróis e personagens elas buscam na internet, que possam estimular a leitura escrita de textos como por exemplo as obras de Monteiro Lobato”.

 

Lentz acrescentou “o hábito da leitura precisa ser estabelecido desde a infância para que se formem cidadãos autônomos, questionadores e protagonistas de sua conduta e pensamentos. Assim, acredito que a leitura, os livros infantis, sejam facilitadores desse processo“

 

Para a coordenadora de Educação Rosiani Marli Módolo “O livro físico tem seu valor e não pode ser deixado totalmente para trás. O livro físico precisa se fazer presente em sala de aula como instrumento palpável. O sentir o livro, o explorar, o virar de páginas fazem toda a diferença no dia a dia do aprendizado dos pequenos. Fora as experiências sensoriais, tem a visualização, o concreto. Aguçar a curiosidade, proporcionar momento de troca”.

 

 

 


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