IMPRENSA
05 de November de 2024 - 07h57

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Curso de simuladores movimenta o SESI de Vilhena

O Colégio SESI de Vilhena organizou curso de formação para simuladores de Ciências da Natureza e Indústria 4.0" ministrado pela Exxer Ltda. O evento consistiu na etapa prática e presencial do curso da formação docente para os simuladores, o qual teve o objetivo de fornecer ferramentas de excelência para promover a educação tecnológica, utilizando simuladores de ciências da natureza da Exxer-Fischertechnik.


Segundo a professora Paula Moraes, o curso foi extremamente enriquecedor, proporcionando, aos docentes, ferramentas e conhecimentos práticos para tornar as aulas de ciências da natureza mais interativas e envolventes. “A formação visou não apenas a compreensão técnica dos simuladores, mas, também, a apresentação e exploração de materiais elaborados com base nos livros didáticos, objetivando a aplicação pedagógica e garantindo que possamos integrar esses recursos de forma eficaz no currículo escolar", comentou.


Para Ines Cirlei Fernandes, também professora do SESI, os simuladores educacionais são tecnologias poderosas que permitem aos alunos experimentar e visualizar conceitos teóricos de maneira prática e interativa. “Na física, onde muitos conceitos podem ser abstratos e difíceis de compreender apenas com teoria, os simuladores oferecem uma ponte entre o conhecimento teórico e a aplicação prática. Portanto, integrar simuladores educacionais no ensino de física não só enriquece a experiência de aprendizado, mas também prepara os alunos para pensar de maneira crítica e resolver problemas de forma eficaz. A prática dentro da teoria é essencial para formar uma base sólida de conhecimento e habilidades que os alunos levarão para suas futuras carreiras e vidas”, afirmou Ines.


O gerente da unidade de Vilhena, Silvio Henrique Lattaro Leite, a prática inovadora torna possível aos estudantes vivenciar e visualizar conceitos teóricos de forma prática e interativa. “Ao incorporar essas ferramentas no ensino, não apenas aprimoramos a experiência de aprendizado. Também desenvolvemos habilidades críticas e resolutivas nos alunos, preparando-os para enfrentar desafios de maneira eficiente”, ressaltou.


Aline Luciana de Souza, coordenadora de educação, disse que o curso foi extremamente valioso, proporcionando aos professores, ferramentas inovadoras e conhecimentos para enriquecer as aulas de ciências da natureza. “A formação abordou a utilização técnica dos simuladores e a aplicação pedagógica prática, garantindo que possamos incorporar esses recursos de forma eficiente em nossas práticas educacionais diárias", pontuou.


Programação


No primeiro dia, o curso abordou o funcionamento e as atualizações do simulador Indústria 4.0. Os participantes foram instruídos sobre os materiais de apoio docente detalhados, disponíveis no portal, que incluem manuais de operação e guias de atividades. Foram realizados testes práticos de funcionamento da planta, o que permitiu aos professores envolvidos no curso, entenderem melhor as capacidades e limitações do simulador.


Houve uma troca de sugestões e contribuições sobre como os docentes poderiam aplicar esses conhecimentos em sala de aula, com os temas, automação industrial, robótica e monitoramento de processos, proporcionando uma visão prática e aplicada desses temas para os alunos.


O segundo dia de formação docente foi dedicado aos simuladores de ciências da natureza: Simuladores de Mecânica Básica (Máquinas Simples), explorando conceitos fundamentais de mecânica, como alavancas, polias e planos inclinados. As atividades práticas abrangeram o conhecimento do material com demonstração de como esses princípios podem ser aplicados em experimentos voltados para ciências da natureza no ensino médio.


Simuladores de Energias Renováveis: Abordagem do funcionamento e montagem dos veículos movidos a energia solar e a hidrogênio. Houve um debate sobre a importância das energias renováveis e como esses simuladores podem ser utilizados para ensinar conceitos de sustentabilidade e eficiência energética.


Simuladores de Eletrônica Básica: Tratada a associação de resistores, diodos e outros componentes eletrônicos e realizado a montagem do sistema e experimentos para ilustrar circuitos elétricos básicos e suas aplicações práticas.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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