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Curso de simuladores movimenta o SESI de Vilhena
O Colégio SESI de Vilhena organizou curso de formação para simuladores de Ciências da Natureza e Indústria 4.0" ministrado pela Exxer Ltda. O evento consistiu na etapa prática e presencial do curso da formação docente para os simuladores, o qual teve o objetivo de fornecer ferramentas de excelência para promover a educação tecnológica, utilizando simuladores de ciências da natureza da Exxer-Fischertechnik.
Segundo a professora Paula
Moraes, o curso foi extremamente enriquecedor, proporcionando, aos docentes,
ferramentas e conhecimentos práticos para tornar as aulas de ciências da
natureza mais interativas e envolventes. “A formação visou não apenas a
compreensão técnica dos simuladores, mas, também, a apresentação e exploração
de materiais elaborados com base nos livros didáticos, objetivando a aplicação
pedagógica e garantindo que possamos integrar esses recursos de forma eficaz no
currículo escolar", comentou.
Para Ines Cirlei Fernandes,
também professora do SESI, os simuladores educacionais são tecnologias
poderosas que permitem aos alunos experimentar e visualizar conceitos teóricos
de maneira prática e interativa. “Na física, onde muitos conceitos podem ser
abstratos e difíceis de compreender apenas com teoria, os simuladores oferecem
uma ponte entre o conhecimento teórico e a aplicação prática. Portanto,
integrar simuladores educacionais no ensino de física não só enriquece a
experiência de aprendizado, mas também prepara os alunos para pensar de maneira
crítica e resolver problemas de forma eficaz. A prática dentro da teoria é
essencial para formar uma base sólida de conhecimento e habilidades que os
alunos levarão para suas futuras carreiras e vidas”, afirmou Ines.
O gerente da unidade de
Vilhena, Silvio Henrique Lattaro Leite, a prática inovadora torna possível aos
estudantes vivenciar e visualizar conceitos teóricos de forma prática e
interativa. “Ao incorporar essas ferramentas no ensino, não apenas aprimoramos
a experiência de aprendizado. Também desenvolvemos habilidades críticas e
resolutivas nos alunos, preparando-os para enfrentar desafios de maneira
eficiente”, ressaltou.
Aline Luciana de Souza,
coordenadora de educação, disse que o curso foi extremamente valioso,
proporcionando aos professores, ferramentas inovadoras e conhecimentos para
enriquecer as aulas de ciências da natureza. “A formação abordou a utilização
técnica dos simuladores e a aplicação pedagógica prática, garantindo que
possamos incorporar esses recursos de forma eficiente em nossas práticas
educacionais diárias", pontuou.
Programação
No primeiro dia, o curso
abordou o funcionamento e as atualizações do simulador Indústria 4.0. Os
participantes foram instruídos sobre os materiais de apoio docente detalhados,
disponíveis no portal, que incluem manuais de operação e guias de atividades. Foram
realizados testes práticos de funcionamento da planta, o que permitiu aos
professores envolvidos no curso, entenderem melhor as capacidades e limitações
do simulador.
Houve uma troca de sugestões e
contribuições sobre como os docentes poderiam aplicar esses conhecimentos em
sala de aula, com os temas, automação industrial, robótica e monitoramento de
processos, proporcionando uma visão prática e aplicada desses temas para os
alunos.
O segundo dia de formação
docente foi dedicado aos simuladores de ciências da natureza: Simuladores de
Mecânica Básica (Máquinas Simples), explorando conceitos fundamentais de
mecânica, como alavancas, polias e planos inclinados. As atividades práticas
abrangeram o conhecimento do material com demonstração de como esses princípios
podem ser aplicados em experimentos voltados para ciências da natureza no
ensino médio.
Simuladores de Energias
Renováveis: Abordagem do funcionamento e montagem dos veículos movidos a energia
solar e a hidrogênio. Houve um debate sobre a importância das energias
renováveis e como esses simuladores podem ser utilizados para ensinar conceitos
de sustentabilidade e eficiência energética.
Simuladores de Eletrônica
Básica: Tratada a associação de resistores, diodos e outros componentes
eletrônicos e realizado a montagem do sistema e experimentos para ilustrar
circuitos elétricos básicos e suas aplicações práticas.
Jornalista: Andréa Machado
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