IMPRENSA
31 de March de 2025 - 08h13

A- A A+

Alunos do SESI de Cacoal aprendem situações cotidianas da medição

Para auxiliar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a compreenderem o conceito sobre a medição e as ferramentas utilizadas para medir, o colégio SESI de Cacoal preparou uma aula de matemática diferenciada. A atividade proporcionou uma abordagem prática e interativa, permitindo que os estudantes aplicassem os conceitos aprendidos no dia a dia. Dessa forma, o aprendizado se tornou mais dinâmico e significativo, reforçando a importância da matemática em situações concretas e estimulando o raciocínio lógico.

 

O professor de matemática, José Carlos Amorim, relatou que a medição ajuda a evidenciar conceitos matemáticos como comprimento, volume, massa e área. Isso também melhora a capacidade dos alunos de resolver problemas e entender a matemática de forma mais concreta. “Dessa forma, o aprendizado se torna mais dinâmico e significativo, reforçando a importância da matemática em situações concretas e estimulando o raciocínio lógico”, afirmou.

 

Para Amorim, o assunto abordado em sala de aula serve para que os alunos façam uma conexão com outras disciplinas, uma vez que a medição é uma habilidade interdisciplinar que se aplica às áreas da geografia, ciências, educação física e em artes. “Isso mostra aos alunos como a matemática é relevante em várias áreas do conhecimento”, complementou o professor.

 

Segundo a pedagoga Marla Mendes, a habilidade em aprender sobre a medição é essencial no cotidiano, seja para cozinhar, construir algo ou até mesmo comprar roupas. Ela ressalta que ensinar os alunos a medir corretamente fortalece o aprendizado matemático e os prepara para atividades práticas diárias, tornando-os mais autônomos e confiantes na aplicação desse conhecimento em diferentes situações.

 

Marla acrescenta que essa abordagem torna o aprendizado mais significativo, ajudando os alunos a perceberem a relevância prática do que estão estudando. “Ao conectar a teoria com o cotidiano, eles se sentem mais engajados com a matéria, desenvolvendo maior interesse e motivação para aprender”, explicou a pedagoga do SESI de Cacoal.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

 

 


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno