IMPRENSA
10 de April de 2025 - 09h18

A- A A+

Construindo pipas para aprender História e Ciências

As professoras das turmas do 4° ano do Ensino Fundamental I A e B, Ana Cristina Borgart e Deborah Machado do colégio SESI de Cacoal, realizaram uma atividade Maker voltada para a proposta pedagógica do material didático com o tema, “Pipas Maker: da imaginação ao céu”. Dentre os objetivos da aula estiveram o estudo e a compreensão da História e Ciências. Conheceram a origem das pipas e participaram de um momento dinâmico e alegre, em que alunos que foram estimulados a confeccionar o seu instrumento por meio de dobraduras.


Conforme as professoras, as aulas maker têm ganhado destaque por propor uma abordagem inovadora para o ensino, promovendo a criatividade, a colaboração e o aprendizado prático combinado ao desenvolvimento de habilidades e diversão. “Uma das atividades mais envolventes e educativas dentro desse contexto é a construção e o voo de pipas”, explicou Cristina. As pipas têm uma história rica e fascinante que remonta a mais de dois mil anos. Originárias da China, elas foram usadas para diversos fins, desde sinalização militar até celebrações culturais.


Segundo a professora Deborah, integrar essa história nas aulas maker permite que os alunos compreendam a evolução das pipas e sua importância em diferentes culturas. “A sua construção oferece uma oportunidade para os alunos explorarem conceitos científicos e técnicos de maneira prática”, informou. Na aula, as crianças aprendem sobre aerodinâmica, forças de empuxo e resistência do ar. “Eles também desenvolvem habilidades manuais ao cortar, colar e montar os materiais necessários para a pipa”, complementou.


A aluna Emanuelly Patrícia Soares disse que o momento contribuiu para seu aprendizado. “Eu aprendi muito sobre como o vento e a aerodinâmica funcionam, e isso me fez gostar ainda mais de ciências. Além disso, soltar pipas com meus amigos é uma ótima maneira de passar o tempo juntos e aproveitar o ar livre”, afirmou.


Miguel Rocha Firmino a aula serviu para entender o funcionamento com uma das atividades que gosta de fazer nos momentos de lazer. “Eu adoro fazer e soltar pipas. Quando eu construo uma, sinto que estou criando algo único e especial. É muito divertido escolher as cores e os desenhos para decorar”, ressaltou.


Segundo o gerente das Unidades de Cacoal e Rolim de Moura, Rodolfo Lentz Correa, as aulas maker incentivam os alunos a pensar fora da caixa e experimentar novas ideias. “Eles têm a chance de aplicar conceitos teóricos em projetos práticos, o que torna o aprendizado mais significativo e envolvente. As pipas são mais do que simples brinquedos. Elas são ferramentas educativas poderosas que podem enriquecer o aprendizado em várias disciplinas”, pontuou.


Para a coordenadora de Educação Rosiani Marli Módolo, a ação maker é um ambiente que instiga a curiosidade e a inovação. “Os alunos têm liberdade para explorar suas paixões e descobrir novas habilidades, o que é extremamente gratificante. A brincadeira de soltar pipa oferece um vasto leque de benefícios para o desenvolvimento infantil, contribuindo para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto 


Mais notícias

Alunos da 3ª série do SESI de Porto Velho conhecem realidade acadêmica

Alunos do 9º ano do SESI de Pimenta Bueno promovem palestra sobre bullying

Série de dinâmicas e café da manhã marcam Dia das Mães no SESI de Cacoal

Parque Ecológico é o cenário das festividades para as Mães em Vilhena