IMPRENSA
28 de July de 2025 - 09h33

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SESI de Porto Velho promove formação docente do Novo Ensino Médio

Os professores do Novo Ensino Médio (NEM) da unidade do SESI de Porto Velho participaram, na última sexta-feira, 25, da Formação Docente, em preparação ao início das atividades do segundo semestre. A atividade foi conduzida pela coordenadora de educação da unidade, Vanessa Sousa, que abordou as atualizações na legislação dos Parâmetros Nacionais da Educação Brasileira, principalmente sobre as mudanças que impactam diretamente o segmento.


Entre os participantes estavam presentes todos os docentes das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens, além das pedagogas Sussiliede Morais, Heleny Nunes, Ana Paula de Almeida, Alanna Couto, Lucelia Inácio e Priscila Coutinho.


Segundo Vanessa, preparar a equipe pedagógica para as mudanças no cenário educacional é essencial, uma vez que o SESI é uma instituição pioneira na implementação de novas tendências na educação. Entre as principais alterações discutidas está a ampliação da carga horária mínima do Novo Ensino Médio. “Atualmente, a legislação prevê 2.400 horas ao longo dos três anos; com a reforma, esse total será ampliado para 3.000 horas, sendo 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica - FGB”, explicou a coordenadora de educação da unidade, acrescentando que a mudança será implantada de forma gradativa, já iniciado neste ano para as turmas da 1ª série do NEM.


Outro ponto trabalhado durante a formação foi a atualização dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFAs), anteriormente conhecidos como Itinerários Propedêuticos, que agora recebem nova nomenclatura e estrutura. Conforme a pedagoga Sussiliede Morais, foi um momento para aprofundar os conhecimentos sobre a legislação. “A formação permitiu uma análise detalhada dos documentos norteadores da rede, proporcionando aos professores um embasamento sólido e intencional para orientar suas práticas pedagógicas”, informou.


O encontro também teve como destaque a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes, que utilizaram temas contemporâneos transversais integrados a recursos de inteligência artificial. As produções apontaram caminhos para futuros projetos pedagógicos alinhados às demandas educacionais da 2ª série, que passarão a compor a matriz curricular a partir de 2026. A formação foi marcada por uma intensa troca de experiências e aprendizados, evidenciando a dedicação dos professores e da instituição com a inovação e a excelência na educação.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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