IMPRENSA
03 de September de 2025 - 13h55

A- A A+

SESI de Vilhena realiza 10º Torneio Interno de Robótica

O colégio SESI de Vilhena sediou a 10ª edição do Torneio Interno de Robótica do SESI. A iniciativa reuniu turmas do Ensino Fundamental II e Novo Ensino Médio (NEM), com a participação dos estudantes do Fundamental I como convidados, em três dias de atividades que movimentaram a comunidade escolar. Entre 28 e 30 de agosto, a programação contemplou diferentes modalidades.


No primeiro dia, houve a abertura e as disputas de Seguidor de Linha e Derrubador de Copos. As etapas seguintes, em 29 de agosto, incluíram as competições de FTC, Futebol de Robôs, a avaliação técnica e a apresentação do Projeto de Inovação. O encerramento, em 30 de agosto, contou com o Sumô de Robôs e a cerimônia de premiação, que reconheceu o desempenho das equipes.


Nesta edição, os vencedores foram as seguintes turmas:

 

Na categoria Infantil

1º lugar - 8º ano A

2º lugar - 8º ano B

 

Na categoria Juvenil

1º lugar – 3ª série NEM B

2º lugar – 3ª série NEM A

 

Segundo o professor Silvio Luiz Vichroski, a robótica não é apenas montar e programar os robôs, ela se torna uma ferramenta para a vida. “A prática da robótica proporciona o desenvolvimento de uma série de competências essenciais para o século XXI. Entre elas, destacamos o trabalho em equipe, resolução de problemas e o pensamento crítico”, afirmou.


A professora Lorinês Cezne ressaltou a importância das relações estabelecidas durante a preparação e o evento. “O mais valioso em um torneio de robótica é ver o espírito de equipe entre os alunos. A capacidade de colaborar, de persistir mesmo quando algo dá errado, e de pensar com propósito são habilidades que ficam como legado. Cada desafio que surge é uma oportunidade de aprender, crescer e se superar”, explicou.


Para os estudantes, a experiência trouxe aprendizados marcantes. Davi Lucas Dethling da Silva, do 1º ano do NEM, relatou sobre sua visão do torneio, ressaltando que superou suas expectativas. “Para mim, foi o melhor evento do ano aqui no SESI. Além das disputas, foi interessante perceber como cada participante se dedicou, buscando soluções inovadoras para os desafios proposto”, comentou.


A aluna Ana Júlia Aimi Vieira, do 8º ano, também elogiou a organização da competição. “Essa edição, comparada aos outros os quais já participei, foi a melhor em minha opinião, tanto pela animação das equipes, desempenho de todos que participaram e por toda a organização para esse evento. Com o esforço de minha equipe, conquistamos a vitória, e aprendemos que sem trabalho em equipe, esforço e compreensão, nada seria possível”, ressaltou.


Para o gerente da unidade, Silvio Henrique Lattaro Leite, o campeonato foi um sucesso. “Esse ano, o torneio interno de robótica se 2025 de Vilhena, foi marcado com muita emoção e entusiasmo por parte dos alunos e toda a equipe organizadora. Ficará guardado em minha mente e coração”, evidenciou.


A coordenadora de Educação, Aline Luciana Souza, reforçou os ganhos do processo. “O torneio de Robótica valoriza o respeito e a atuação conjunta, princípios que permitem aos alunos evoluírem com responsabilidade em seus projetos de robótica. Além da competição final, as etapas de Core Values e Projeto de Pesquisa promoveram crescimento individual e coletivo. Participar de torneios de robótica desperta o interesse por áreas tecnológicas e científicas, desenvolvendo criatividade, perseverança e preparação para os desafios do futuro”, destacou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Caldeirão das Letras mobiliza alunos da Educação Infantil no SESI de Nova Mutum

Aula de campo interdisciplinar amplia experiências dos alunos do SESI de Porto Velho

Compreendendo as medidas de capacidade e massa no SESI de Porto Velho

Projeto estimula leitura pela pesquisa e oralidade no SESI de Cacoal