IMPRENSA
27 de January de 2022 - 12h31

A- A A+

Semana Pedagógica encerra com salto de qualidade para SESI e SENAI, diz coordenador de Educação

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia encerraram nesta quarta-feira, as atividades da edição 2022 da Semana Pedagógica. Realizada de 19 a 26 de janeiro, o evento com programação presencial e online, reuniu os profissionais da educação básica e profissional das unidades da capital e interior, com o objetivo de pensar e debater diversas questões que refletem no ensino e na aprendizagem dos alunos.

A Semana Pedagógica é um momento realizado a cada início de ano com as equipes das escolas da Rede SESI com o objetivo de apresentar as diretrizes e proposições para o ano letivo vigente, além dos projetos e programas que serão desenvolvidos ao longo das etapas escolares. No evento, também são realizadas capacitações com foco em formação continuada dos professores para melhoria de suas práticas e o planejamento pedagógico direcionado ao processo de ensino-aprendizagem.

Na avaliação do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o saldo foi positivo com participação dos gerentes, professores e instrutores de todas as unidades. “Preparamos uma pauta com o objetivo de mexer e de ir além dos saberes e das experiências. Demos ênfase a convivência, fundamental para o equilíbrio emocional, pessoal e profissional. Demos atenção a importância da transversalidade, principalmente nas aulas, onde seja qual for o assunto, o professor deve sempre trazer sua experiência, o seu olhar. O professor precisa ter consciência do quanto ele é influente e assim terá muito mais responsabilidade com as palavras, será muito mais assertivo na maneira de abordar determinados temas. Por isso é importante o seu domínio da área de conhecimento”, afirmou Coelho.

“Estivemos em sintonia com todas as unidades”, comentou o coordenador. “O propósito é renovar a visão da educação dos últimos três anos. SESI e SENAI deram saltos significativos em relação, por exemplo, a nota do Enem, no que concerne à educação básica, do Saep, quanto a educação profissional. A participação dos professores e instrutores nos programas do Departamento Nacional. Tudo isso tem tido uma adesão crescente”, pontuou.

Jair Coelho lembrou que o objetivo do superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, “é que participemos de todos os programas do DN, porque as metas são importantes e voltadas para a renovação da educação, que seja entregue cada vez com mais qualidade, que os professores aprofundem seus conhecimentos Sabemos que quem faz a diferença é a ação, precedida de pensamento assertivo e competente”.

Ainda conforme o coordenador, hoje, o perfil do professor não é apenas aquele que domina os conhecimentos da sua área, mas a de um profissional preocupado e sintonizado com o que acontece no mundo. Disse que as tecnologias são essenciais, mas quem faz acontecer é o ser humano. “O desenvolvimento das competências contribui para o profissional fazer a diferença. Tudo funciona bem e ajuda um professor preparado que tem uma escola com bons laboratórios e recursos tecnológicos, porém, se o docente for medíocre, sua aula também será, não importando os recursos disponíveis”, garantiu.

Coelho finalizou citando a afirmação do mestre Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, de que o conhecimento é algo inacabado, inconcluso. “Daí a importância da leitura, da formação, do conhecimento, da busca por novos saberes. Desta forma conseguiremos dar mais saltos de qualidade, com o objetivo de melhorar nossas entregas relacionadas a educação, somados a isso a boa convivência, a integração harmoniosa, o fortalecimento das parcerias e da ajuda mútua crescente e bem-vinda, principalmente porque humaniza a todos”.

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável