14 de February de 2022 - 08h08

Programa de Governança Corporativa e Compliance na FIERO implementa mais uma etapa

A implantação do Programa de Governança Corporativa e Compliance na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais SESI-SENAI-IEL segue a todo vapor. O Programa foi implantado no período de abril a setembro de 2021, e para dar continuidade na evolução do programa, iniciou uma nova etapa, mediante ao suporte financeiro dos Conselhos Nacionais do SESI e SENAI, foi adquirido um software que será peça fundamental para gerenciar a Gestão de Riscos e Compliance.

De acordo com a técnica na área de Compliance, Raimunda Queiroz, além de seguir determinação dos Conselhos Nacionais do SESI e do SENAI, existe a necessidade de mostrar para a sociedade a transparência do trabalho desenvolvido há anos pela FIERO, SESI, SENAI e IEL. “Com o Compliance, as entidades aprimoram e fortalecem a gestão e comprovam que estão em conformidade com as leis, normas e políticas desta ferramenta”, afirmou.

Ainda conforme a técnica, “teremos o acompanhamento através de uma tecnologia avançada para mediante relatórios sejam demonstrados os resultados da efetividade do programa. Passaremos por um treinamento que será ministrado por uma empresa contratada que terá 70 dias para deixar o software implantado e testado. Até 31 de março haverá vários encontros como parte deste treinamento, assim como testes para que possamos utilizar a ferramenta e até mesmo avaliar. As perspectivas são muitas para que esse software nos ajude nesta gestão que é um grande projeto como o Compliance”, afirmou.

A técnica ressaltou que sem o apoio da alta administração a implantação não aconteceria. “Contamos com o apoio incondicional do presidente Marcelo Thomé, do diretor Alex Santiago, do superintendente Gilberto Baptista, do diretor jurídico, Marcelo Lessa e dos Conselhos das entidades”, finalizou.

Para o coordenador de Compliance, Alexandre Tavares, também coordenador do Escritório Executivo da Presidência da FIERO, “ boas práticas de Governança Corporativa e Compliance constituem um pilar de sustentação para os nossos negócios. Nossa prioridade é atuar sempre orientados pela ética, pela integridade e pela transparência” pontuou.

Ainda segundo Tavares, ao implantar o Compliance, FIERO, SESI, SENAI e IEL garantem que estão em conformidade dos processos e aprimoramento dos mecanismos de prevenção, detecção e correção, que impeçam a ocorrência de desvios éticos. É importante lembrar que o Compliance não são somente quatro ou cinco pessoas. É necessário haver o engajamento e comprometimento de todos os colaboradores”, argumentou.